15 de fev de 2010

Segunda Vermelha - organize-se conosco!

Olá queridas, estarei postando algo sobre o Ciclo Feminino toda segunda-feira, até o dia 3 de maio, data estipulada para celebrarmos a “Segunda Vermelha” de 2010. A segunda-feira que antecede o dia das mães, é chamada de Segunda Vermelha pelo Movimento de Mulheres que Celebram o Fluxo Feminino... neste dia vestimos vermelho, nos nutrimos de alimentos vermelhos, pintamos as unhas de vermelho, enfeitamos a casa com flores vermelhas, rsrsrs... e convidamos as amigas para juntas reverenciarmos nosso sangue, do qual brota vida. Mulheres em todo o mundo, independente de participarem ou não de Círculos Femininos, celebram esta data.

"QUALQUER MULHER pode organizar uma (((SEGUNDA VERMELHA)))
na sua sala, no seu quarto,na sala de aula ou no seu apartamento,
na casa das amigas,em um parque ou qualquer outra área aberta,
na sua faculdade, no centro da cidade, em bares ou restaurantes, qualquer lugar"!


Divulguem esta idéia, enviem sugestões, se organizem conosco... vamos celebrar o Sangrar, o Gerar, o Parir!!!

By Ana Andrade

Uma mulher deve entender o processo exato e a causa da menstruação para se compreender melhor e controlar a própria vida.

A maturidade sexual da mulher, geralmente atingida entre 12 e 14 anos, é marcada pela liberação de sangue por um período de três a cinco dias a cada mês. Os ovários estão localizados na parte inferior do abdome e medem aproximadamente de 2,5 a 5cm de comprimento, cerca de 1,5 a 3cm de largura e 0,6 a 1,5cm de espessura, e é neles que se formam os óvulos. Para que os óvulos cheguem ao útero, os ovidutos, ou trompas de Falópio, constituem um ambiente apropriado à sua fertilização.
O útero é um órgão em forma de pêra com uma cavidade interior e uma grossa parede muscular. Na condição de não-gravidez, ele mede cerca de 5cm de comprimento, 2,5cm de largura e 2cm de espessura. Em uma mulher sexualmente madura, a cada mês um óvulo é liberado de um dos seus ovários e desce para o útero em uma das trompas de Falópio. A cavidade do útero fornece abrigo para o ovo fertilizado, que se transplanta para a sua parede e começa a se desenvolver em um embrião.


O revestimento interior da parede do útero (que forma a face da cavidade uterina) é chamado de endométrio, que se prepara a cada mês para um ovo fertilizado. Suas células se multiplicam e criam uma camada protetora que, na ausência da fertilização, é descartada no final de um ciclo de quatro semanas. Essas mudanças cíclicas no endométrio são controladas pelos hormônios estrogênio e progesterona, que são liberados em partes diferentes do corpo. As mudanças podem ser divididas em duas fases. Após a menstruação, entre o 5º e 14º dia, tem início uma fase proliferativa sob a influência do estrogênio, levando o endométrio a crescer cerca de 1 a 5mm. Entre o 15º e 28º dia, surge a fase secretora, assim chamada em virtude da formação e da secreção do glicogênio, o armazém celular de açúcar. Essa fase é precedida pela síntese do estrogênio e da progesterona, durante a qual o endométrio cresce para 3 a 8mm. Todo o processo faz parte da preparação necessária ao transplante do ovo fertilizado.
Mais próximo do final da fase secretora, um acúmulo de líquido celular extra e uma quantidade maior de muco fazem com que as células do endométrio tornem-se progressivamente mais frouxas. As células hiper-hidratadas retêm muita água durante o último estágio, enquanto uma constrição das artérias reduz o fluxo sanguíneo, conduzindo à degeneração de parte da parede do útero. As artérias contraídas se rompem, ocorre uma hemorragia e parte da camada do endométrio é expulsa. Da camada basal remanescente ocorre novamente a regeneração durante o próximo ciclo.
Essa é uma descrição resumida do processo e da causa da menstruação. É importante compreender que as mudanças que ocorrem no endométrio não são a única consequência da produção hormonal. A liberação dessas substâncias afeta os processos corporais como um todo.

Fonte: Kama Sutra para mulheres – Dra. Vinod Vema - Ed. Nova Era

Nenhum comentário:

Se algum artigo neste blog estiver como "autoria desconhecida" e você souber informar, agradecemos e faremos a devida correção. Solicitamos também que, ao ser extraída qualquer informação desta página, seja adicionada à devida autoria ou endereço:
http://clafilhasdalua.blogspot.com/