16 de dez de 2012

OS BENEFÍCIOS DO ÓLEO DE COCO

Muito se fala sobre os benefícios emagrecedores do óleo de coco, mas, além disso, é importante lembrar que o ingrediente também contribui muito para a saúde. “Consumir uma colher de sobremesa pela manhã, por exemplo, funciona como um remédio contra os vermes intestinais”, conta o médico sanitarista Marcio Bontempo, em entrevista à revista BOA FORMA. Livre desses inimigos, você mantém não só o intestino mais saudável como o organismo em geral.

Mas as vantagens do consumo não param por aí. Confira outras seis ações benéficas:

- Reforça o sistema imunológico.

- Diminui o colesterol ruim, o LDL, e aumenta o bom, o HDL, ajudando a proteger a saúde do coração. “O óleo faz uma espécie de limpeza da gordura do sangue”, afirma Christine Erika Vogel, nutricionista e pesquisadora da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

- Favorece o bom funcionamento da tireoide, evitando desequilíbrio no metabolismo.

- Mantém os ossos fortes, pois previne osteopenia e osteoporose.

- Protege o fígado dos efeitos tóxicos do álcool, reduzindo os sintomas de ressaca.

- Pode ajudar a prevenir o câncer de mama e doenças neurodegenerativas. Isso graças à presença de fitormônios (kinetina e trans-zeatina), especialmente na água. “Mas os estudos científicos ainda estão em andamento”, avisa a nutricionista Erika Almeida.

Fonte: M de mulher (com reportagem da revista BOA FORMA)


O óleo de coco extra virgem é um tipo de gordura que o corpo não converte em gordura corporal nem em placas no interior das artérias.
A ingestão do oléo de coco bloqueia o sistema enzimático que converte os carboidratos em gordura corporal. Os ácidos graxosprovenientes do oleo de coco sâo a fonte preferida de combustível para as fibras musculares vermelhas durante o periodo de exercícios de moderada intensidade.
Recomendação diária: 10 a 20 gramas dia.

O coco é um alimento subestimado na alimentação moderna. Trata-se primariamente de um alimento funcional. Alimentos funcionais são aqueles que promovem benefícios à saúde que vão além da simples função nutritiva. É exatamente o que o coco e seus produtos (coco desidratado e óleo de coco) são.

Como alimentos funcionais, eles provêem energia e matéria-prima para a construção de ácidos graxos que possuem ação antimicrobiana no organismo humano. Aproximadamente 50% da gordura do coco é composta pelo ácido láurico, um ácido graxo de cadeia média que, no corpo humano, é transformado em monolaurina, um monoglicerídeo que possui ação anti-viral, anti-bacteriana e anti-protozoária, usado pelo organismo para destruir a camada lipídica de vários microorganismos como HIV, herpes, citomegalovirus, influenza, Helicobacter pylori, Listeria monocytogenes, Staphylococcus aureus, Streptococcus agalactiae, estreptococos dos grupos A, F e G, Cândida albicans, Chlamydia, Neisseria ghonorreae, Giárdia, entre outros. Por outro lado, a monolaurina parece não exercer nenhum efeito sobre as bactérias colonizadoras do intestino, apenas em bactérias potencialmente patogênicas.

Seis a 7% dos ácidos graxos do coco são compostos pelo ácido cáprico, também transformado no organismo humano, a monocaprina, e também com propriedades antimicrobianas contra HIV, Chlamydia e herpes.

A gordura do coco leva à normalização dos lipídeos (gorduras) corporais, protege o fígado dos efeitos do álcool e aumenta a resposta imunitária contra fungos, bactérias e protozoários; também se mostrou benéfica no combate aos fatores de risco para doenças cardíacas. Uma dieta rica em óleo de coco não aumenta o colesterol e nem o risco de mortalidade ou morbidade por doença coronariana, uma vez que, tem a propriedade de aumentar a fração HDL do colesterol (“colesterol bom”).

O óleo do coco extra virgem é livre de gordura trans e possui alto teor de ácidos graxos de cadeia média (ácido láurico), idênticos aos encontrados no leite humano.Além do mais, reduz o risco de doença cardíaca e coronariana, reduz o risco de câncer, regulariza o ritmo intestinal, ajuda a controlar o diabetes, aumenta os níveis de energia, melhora a digestão e absorção de nutrientes, aumenta o metabolismo, ajuda na perda de peso (ação “fat burner”), ajuda a prevenir a osteoporose, mantém a pele macia e previne o envelhecimento precoce.

Outros óleos vegetais são compostos basicamente de ácidos graxos de cadeia longa e armazenados no organismo como gordura corporal, ao contrário do óleo de coco, naturalmente usado como energia para o metabolismo.
Fonte: Viver Ayurveda

Cabelo e couro cabeludo

O Óleo de coco tem sido usado há séculos como um condicionador de cabelo em muitos países. É um amaciante de cabelo natural que também hidrata o couro cabeludo. Quando massageado no couro cabeludo elimina a caspa, piolhos e ovos dos piolhos. De acordo com o mundo da aromaterapia, Ayurvédica, medicina tradicional indiana, praticantes usam óleo de coco morno no cabelo e couro cabeludo em massagens para erradicar o stress, limpar a mente e acalmar o sistema nervoso central.

Cuidados com a pele
Enquanto o óleo de coco tem sido reconhecido como um óleo de massagem calmante da pele, é também um eficiente tratamento para pele seca que erradica a descamação da pele. Óleo de coco é muito rico em vitamina E, que limpa e diminui várias infecções de pele, como psoríase, acne, eczema e dermatite. Óleo de coco também inibe as rugas do rosto impedindo a flacidez, portanto, é amplamente utilizado como base para loções, sabonetes e cremes para o rosto.

Benefícios da Farinha de Linhaça


A farinha de linhaça evita ou cura o câncer de mama, de próstata, de colon, do pulmão e outros tipos de câncer. A linhaça possui 27 componentes anti-cancerigenos, dentre eles a lignina, encontrada 100 vezes mais na linhaça que nos demais grãos integrais..
O uso regular da linhaça reduz o colesterol e ajuda a perder peso. A linhaça tem cinco vezes mais fibra que a aveia. Devemos consumir de 01 a 03 colheres de sopa, de farinha de linhaça por dia.
Benefícios da farinha de linhaça:
Sistema digestivo: Além do câncer de cólon, evita e cura artrite, prisão de ventre, acidez estomacal. Lubrifica e regenera a flora intestinal, ajuda na elimina-ção de gases. É laxante, previne os diverticulos nas paredes do intestino, além eliminar toxinas.
Sistema nervoso: Reduz a tensão nervosa e dar a sensação de calma. O uso continuado da linhaça é ideal para as pessoas que trabalham sob pressão, além de melhorar as funções mentais dos idosos. É uma dose de energia para o cérebro.
Sistema imunológico: Alivia as alergias. Contém ômega 3, 6 e 9 e muitos nutrientes que nos tornam resistentes às doenças. A semente da linhaça retarda o envelhecimento. É útil no tratamento da anemia.
Sistema cardiovascular: É ideal no tratamento da arteriosclerose, da esclerose múltipla, da trombo-se coronária, alta pressão arterial, arritmia cardíaca. Elimina o colesterol aderido nas artérias e controla o colesterol ruim, além de prevenir a formação de coágulos sanguíneos. A linhaça contém taglandina, substância que regula a pressão arterial e exerce importante papel no metabolismo de cálcio e energia.
Doenças inflamatórias:Diminui as inflamações nos ca-
sos de gastrite, hepatite, artrite, colite, amidalite, meningite, etc.
Retenção de líquidos: Ajuda os rins a expelir água e sódio.
Benefícios para a pele e cabelos: É útil para a pele seca e sensível aos raios solares e eczema. Ajuda a eliminar manchas na pele, acnes e espinhas. É bom para os casos de calvície e tratamento da caspa
Vitalidade física: O consumo prolongado de linhaça aumenta a vitalidade e a energia física.

Fonte: Boa Saúde - jornal da cidadania

MENOPAUSA - a linhaça é a fonte mais rica de lignana, fitoesteróide importante no período da menopausa e que se assemelha à ação do hormônio feminino estrógeno. Com essa característica oferece proteção contra câncer de mama e do cólon, ENDOMETRIOSE, câncer de próstata (no caso dos homens).

DICA: 
2 colheres de sopa por dia, sobre as frutas ou no iogurte, com aveia, no suco de frutas ou na batida de vitaminas. Indicada para pessoas de qualquer idade inclusive gestantes.

15 de dez de 2012

Mensagem de Miranda Gray

Amores, esta uma mensagem de Miranda Gray para o período de parto da humanidade, recebi e estou comartilhando!


















Queridas mujeres,

Miranda Gray estará enviando la energía de la Bendición de Útero al mundo desde el 12-12-12 hasta el 21-12-12. Originalmente ella había pensado mandar la energía solo el día 12 de Diciembre pero le ha llegado el mensaje de que tiene que hacerlo hasta el 21 de Diciembre.

Esta es una muy buena oportunidad para todas nosotras y así seguir conectando con la energía de amor y sanación de la Bendición de Útero todos los días hasta el finprincipio de esta nueva era.

Recordemos que somos nosotras las mujeres las que traeremos cambio en el mundo entero y lo haremos a la hora de permitir que nuestros úteros se abran en amor.

La Bendición de Útero nos ayudará a seguir sanando y reafirmando nuestro derecho de nacimiento como mujeres. Por lo que las invito de todo corazón a que mediten aunque sea cinco minutos por la mañana y cinco por la noche antes de dormir.

Las energías que están viajando en estos momentos son tan intensas que la Bendición de Útero se siente potente, llena de amor y compasión por nuestra esencia femenina.

MOON MOTHERS su papel es muy importante ya que ustedes son canales de energía que pueden ayudar a expandir esta energía de amor y sanación al mundo entero, solo siéntense a la hora que puedan y hagan la práctica del cuenco de la Moon Mother.

Mucha gente en todo el mundo está haciendo muchos tipos de meditaciones para activar los doce canales espirituales de la madre tierra y el Reino Unido está bendecido en tener dos de estos canales (Londres - chakra estrella y Glastonbury - chakra corazón) por lo que todos tenemos mucho que hacer y todos somos importantes en este cambio!

Quisiera solo pedirles que en su meditación envíen bendiciones y amor a MIRANDA GRAY por este hermoso regalo extra de amor y sanación a la HUMANIDAD. Que todas sus bendiciones y su amor por nosotras se multipliquen y que ella y su familia estén protegidos por esa luz blanca que rodea la tierra.

Es hora de abrir nuestro centro de poder pues es desde él que todo se contiene, se da, crece, nace y da vida, solo desde este magico hoyo negro, vórtice de poder infinito que podremos sanar, dar y recibir amor!!!

Con mucho amor
Belinda ♥
wombblessing.ning.com

13 de dez de 2012

La Befana

Neste natal conte ás crianças a história de La Befana, para sair um pouco da onda de consumismo do Papai Noel...


No Folclore italiano, quem leva os presentes às crianças não é o pai natal é La Befana, uma simpática bruxinha que no dia 6 de Janeiro, feriado nacional, deixa prendas às crianças que se portaram bem.

Na Itália permanece a lenda mítica e as tradições envolvendo esta bruxa nomeada de La Befana, nome que vem de “Epifania”. La Befana também conhecida como Vecchia ou Strega é uma personagem mítica do folclore italiano personificada na figura de uma velhinha que presenteia as crianças bem comportadas com doces e dá carvão para as que não se comportaram bem durante o ano na noite de 5 para 6 de janeiro. 

A origem dessa tradição é incerta e há várias versões sobre o seu surgimento, as mais comuns remontam ao período arcaico e fundem elementos do folclore e da tradição cristã. Uma delas dá conta de que a Befana foi uma velhinha que auxiliou os três reis magos a encontrarem Jesus quando ele nasceu. 

A simbologia de comemorar no dia 6 de janeiro seria uma apologia ao dia de Reis, de acordo com o calendário cristão.

As crianças italianas escrevem cartas para a Befana e é comum deixarem meias e saquinhos pendurados para receber chocolates, caramelos e brinquedos. 

Em algumas regiões da Itália, as pessoas se vestem como a Befana com um lenço pendurado no pescoço, saia, capa, óculos e junto com os seguidores passam pelas casas que tem uma bonequinha com a imagem da Befana nas janelas que é uma espécie de sinal de que a Befana e os seguidores são bem vindos a aquela casa.

Depois do final da celebração de La Befana, as bonecas são queimadas como forma de simbolizar que as coisas ruins que acontecerem no ano anterior devem ser esquecidas e que no ano seguinte coisas boas vão acontecer.

A Befana é celebrada em toda a Itália, afinal ela é considerada um ícone nacional, mas a comuna de Urbania é considerada sua “casa” oficial. Todo ano há um grande festival para celebrar o feriado, mais de 50 mil pessoas se reúnem para celebrar a data. 

Há muita comida como carne assada, vinho, lingüiças temperadas e doces para as crianças como caramelos e também os “carbones” que são uma representação de carvão, dado para as crianças que não se comportaram bem. Hoje em dia, faz-se esse carvão em forma de doce.

A Deusa Befana é uma Deusa Mãe Anciã que é celebrada na Décima Segunda Noite dos “Doze Dias Sagrados” – intervalo entre as celebrações antigas do solstício de Inverno (Babbat Celta Yule) e a Epifania.Nesse intervalo, as Mães antigas ensinavam à humanidade os segredos da agricultura e das artes domésticas: fiar, tecer, bordar, cuidar e educar as crianças, manter vivas as tradições ancestrais e os antigos ritos sagrados

Elas recebiam oferendas de pão, mel, leite e tranças de pão para substituir as oferendas feitas pelas mulheres com seu próprio cabelo, do qual se guardava uma parte para ser usada em curas ao longo do ano, sempre que necessário.

A deusa italiana e etrusca Befana era chamada de Marantega (Mãe antiga) e era celebrada no final dos Doze Dias, data que corresponde à atual festa cristã da Epifania. Na Sicília, sua memória permanece na figura e nos costumes de La Strega ou La Vecchia (bruxa, velha), a Anciã de outrora…

(O cristianismo fez uso de seus muitos artifícios maniqueístas que sempre envolvem: bem x mal x obediência x desobediência, punição ou recompensa…Befana originalmente é uma Deusa do Inverno, da Magia, da Noite, da Lua Minguante, da Sabedoria, do Destino… )

(Fonte: Feiticeira faceira)

Na Italia, nem todos esperam o "Babbo Natale" - Papai Noel, em alguns lugares eles dão presentes em Dezembro no dia da Santa Luzia. Alguns esperam o "Gesu Bambino" ou o San Nicolau.
Também dia 06 de Janeiro além da Befana, existe um ritual  pagão que se chama "Panne vin" (Pão e vinho) onde eles fazem uma fogueira  para queimar a Strega (Bruxa ma), e as coisas ruins do ano que passou e 
colocam seus desejos para o ano vindouro.
Parece que dependendo de como ficava a queima da fogueira eles sabiam se o ano seria de boa colheita ou não.

9 de dez de 2012

lua nova - dezembro 2012



ENCONTROS NA LUA NOVA - CÍRCULO FEMININO 
Clã Filhas da Lua
Florianópolis/SC

13 de OUTUBRO - quinta-feira - 20h

Repasse esse convite ás mulheres da sua vida!

Amores, esta é a última Lua Nova do ano de 2012, um ótimo momento para nos despedirmos do velho e daquilo que não serve mais para nossas vidas. Aproveitemos este momento mágico da lua (ainda depois de um portal 12:12) e convidemos juntas, pelo poder de nossas vozes, todo o NOVO que queremos para 2013.
Nossos encontros seguirão acontecendo no primeiro dia de lua nova em Florianópolis (na condução de Ana Paula Andrade) e em Porto Alegre (na condução de Tatiana Almeida).


Para quem não conhece a proposta, os Encontros na Lua Nova trata-se de um Círculo Feminino onde criamos um Espaço seguro e sagrado para nossas partilhas, onde trocamos informações sobre nossos ciclos, aprendemos umas com as outras resgatando a cumplicidade feminina, nos fortalecemos e ritualizamos esse momento mágico lunar, propício para TRANSFORMAÇÃO!

Saiba mais pelo blog do Clã Filhas da Lua: http://clafilhasdalua.blogspot.com


Gratidão, amor sempre.

Ana Paula Andrade

Local: FLORIANÓPOLIS/SC
ESPAÇO SARANI
(Rua Stella Maris, 188 - Ingleses/SC
na geral dos Ingleses, entra na rua do Bola 8, segue até o fim da rua, dobra á esquerda, casa de 3 pisos)

Hora: 20h - SEJA PONTUAL, POR FAVOR!

Contribuição: R$ 20,00 + um lanche para compartilhar no encerramento do encontro.
Se possível, trazes uma almofada para sentar.

Informações: (48) 96893986  ou clafilhasdalua@gmail.com

E VIVA O FIM DO MUNDO!


... E VIVA O NASCER DE UMA NOVA CONSCIÊNCIA!!!
Para dropar uma onda é preciso EQUILÍBRIO! Firmado na ONDA DO AMOR superamos a corrente do medo e alcançamos a consciência de que somos ao mesmo tempo onda, mar, navegador... somos a areia, os peixes, as gaivotas... somos o céu, o vento, a chuva... somos a vegetação, o mineral, o OUTRO VOCÊ... SOMOS UM!!!

Dia 21/12/12 NÃO SAIA DE CASA! (É que sou adepta do parto domiciliar, hehehe). Onde quer que você esteja, não saia da sua PRESENÇA, convide a Mente para estar dentro do Coração! E  VIVA O NASCER DE UMA NOVA HUMANIDADE!
In lak'ech - EU SOU O OUTRO VOCÊ
EU SOU AMOR, VOCÊ TAMBÉM!


Se algum artigo neste blog estiver como "autoria desconhecida" e você souber informar, agradecemos e faremos a devida correção. Solicitamos também que, ao ser extraída qualquer informação desta página, seja adicionada à devida autoria ou endereço:
http://clafilhasdalua.blogspot.com/