5 de nov. de 2008

Cine-debate sobre o filme "Orgasmic Birth"

Cine-debate sobre o filme "Orgasmic Birth"

“Há um espaço dentro da nossa cultura para a intervenção médica. É por isso que os médicos são importantes na redução da mortalidade materna e na mortalidade pré-natal. Ao mesmo tempo, nós temos que honrar as tradições de milhões de mulheres ao redor do mundo e através da história. Mulheres têm o poder interior e a sabedoria interior para dar à luz. Mulheres que estão parindo, confiem em vocês mesmas. Acreditem no seu poder interior. Acreditem na sua habilidade de dar vida. Isso é algo absolutamente sagrado e está no interior de todas as mulheres do mundo. Um médico, uma enfermeira, e todas as parteiras no mundo são pessoas que não estão na posição de ensinar a mulher como parir um bebê, mas de facilitar para ela fazer o que ela já sabe como fazer.”
Este é o depoimento do obstetra brasileiro Ricardo Jones no filme “Parto Orgásmico: o segredo mais bem guardado” (Orgasmic Birth, 2008), um documentário sobre a natureza íntima do nascimento e sobre a importância deste processo para a mulher e para a criança. Diversas parturientes, e profissionais da área de saúde compartilham no filme a sua experiência no trabalho de re-humanização dos partos, na jornada de auto-descoberta, e nas análises desta questão. “O documentário revela que o nascimento é algo que uma mulher pode desfrutar, em vez de enfrentar”, conclamam os produtores da obra no site www.orgasmicbirth.com.
A Unipaz-Sul está convidando uma equipe da rede de apoio à maternidade ativa “Parto do Princípio” – www.partodoprincipio.com.br –, e o doutor Ricardo Jones, para um cine-debate sobre o filme “Parto Orgásmico”. O encontro ocorrerá no auditório da Unipaz-Sul – sala Orquídea – nos dias 17 de novembro, segunda, entre às 19h30 e às 22h, e 11 de dezembro, quinta, entre às 19h30 e às 22h.
A equipe de organização da atividade, composta por Neusa Jones, Maria José Goulart e Alessandra Krause, da rede Parto do Princípio, o dr. Ricardo Jones, entrevistado no filme, e Lúcia D. Torres, coordenadora Acadêmica da Unipaz-Sul e mentora do Programa Tendas e Clãs do Sul, abrem o evento com uma breve apresentação do encontro. Em seguida, exibiremos o documentário, e, após alguns minutos de intervalo, abriremos espaço para as perguntas e partilhas entre os presentes.
Os convites para o cine-debate custam R$ 10,00, e estão à disposição na secretaria da Unipaz-Sul até às 18h do dia de cada exibição do filme. Estaremos recebendo 65 (sessenta e cinco) convidados em cada sessão, e garantimos assento para as 45 (quarenta e cinco) pessoas que adquirirem os ingressos antecipadamente. Para os que comprarem o convite na hora de início da apresentação do filme, disponibilizaremos almofadas e colchonetes para os participantes poderem acomodar-se no chão.
Ingressos e informações para a aquisição de convites:
Unipaz-Sul
Rua Miguel Couto, 237 – Menino Deus - Porto Alegre/RS.
Telefones: 51 3232-5590, 51 3232-5591.
Endereço de correio eletrônico: unipazsul@unipazsul.org.br.
Há também ingressos à disposição com a equipe da rede Parto do Princípio:
Rua Annes Dias, 154/sl. 1504 – Centro - Porto Alegre/RS.
Telefone: (51) 3228-3612.
Informações sobre o documentário:
A diretora do filme é Debra Pascali Bonaro, educadora, orientadora de cursos de doula – acompanhamento pré e pós-natal de gestantes e de casais -, e organizadora de um programa comunitário de doula nos Estados Unidos. A estréia do documentário ocorreu na quinta conferência anual “World Respected Childbirth Week”, em Praga na República Tcheca, em 16 de maio de 2008. Desde então o filme está em exibição pelos Estados Unidos, Europa, México, Brasil, Austrália, Nova Zelândia, Taiwan, e Israel.
“Parto Orgásmico tem 87 minutos de duração e o DVD do filme, à venda no site www.orgasmicbirth.com traz as legendas em Francês, Alemão, Espanhol e Português. Síntese do evento Cine-debate sobre o filme "Parto Orgásmico"
Local: Auditório da Unipaz-Sul – Sala Orquídea
Datas: 17 de novembro de 2008, segunda
11 de dezembro de 2008, quinta
Horário: das 19h30 às 22h – com pausa para café
Endereço: Rua Miguel Couto, 237 – Menino Deus - Porto Alegre/RS
Informações: Secretaria da Unipaz-Sul
Fones: (51) 3232-5590; (51) 3232-5591
Co-organização e apoio: Movimento Guardiães do Amanhã e Rede Parto do Princípio

Nenhum comentário:

Se algum artigo neste blog estiver como "autoria desconhecida" e você souber informar, agradecemos e faremos a devida correção. Solicitamos também que, ao ser extraída qualquer informação desta página, seja adicionada à devida autoria ou endereço:
http://clafilhasdalua.blogspot.com/