
(51) 98210643 ou clafilhasdalua@gmail.com
Quer saber o local mais próximo de você?
http://circulosagradodevisoesfemininas.blogspot.com
A Deusa-cavalo galesa do Inferno, Rigatona ou Ringatona (Itália), Epona (Gália), Bubona (Escócia), Grande Deusa Branca eram alguns dos nomes originais de Rhiannon. É também conhecida como a deusa dos pássaros, dos encantamentos, da fertilidade e do submundo. Ela se identifica com a noite, a emoção, o sangue, a lua, o drama.
Rhiannon é a donzela saída do inframundo neste aspecto, relaciona-se com a Deusa Perséfone. Sua iconografia vincula-se ao simbolismo eqüino. Andava em um cavalo branco, vestida com um manto de penas de cisnes, sempre acompanhada por seus pássaros mágicos.
Ela é venerada na Irlanda, no País de Gales, na Gália (Epona), mas também aparece na Iugoslávia, África do Norte e Roma.
Algumas imagens de Rhiannon, exibi-a com cestas de frutos e flores e isso nos remete ao simbolismo da fertilidade e abundância da terra. Parece que realmente sempre houve sua associação com as Deusas-Mães.
Há muitas histórias sobre Rhiannon. Eu escolhi uma delas para contar aqui:
Rhiannon era uma deusa galesa da morte, filha de Hefaidd, Senhor do Outro Mundo. Vivia sempre acompanhada por três pássaros mágicos, que podiam encantar os vivos e acordar os mortos.
Por possuir rara beleza, tinha muitos pretendentes, incluindo Pwyll, um mortal, que era rei de Dyfed, assim como Gwalw, um dDus de menor importância, filho de Clud. Gwalw, havia lhe proposto uma união, mas seu desejo foi casar-se com Pwyll. Ao ter conhecimento do desprezo de Rhiannon por Gwalw e sua união com Pwyll, seu pai lançou-lhe uma maldição, tornando-a estéril. Ela desgraçadamente não podia ser mãe. Os amigos de Pwyll tentaram então convencê-lo a tomar outra esposa já que sua esposa não poderia lhe dar um herdeiro. Mas o rei recusou, pois alegou amá-la.
Rhiannon, desesperada, utilizou-se da magia para conseguir engravidar e deu a luz a um filho, o herdeiro tão desejado pelo rei. Mas pouco depois do nascimento, o menino foi raptado. As donzelas responsáveis por cuidar dele, com medo de serem acusadas pelo seu desaparecimento, mataram alguns pássaros, esfregaram o sangue dos animais no rosto e nas vestes de Rhiannon, acusando-a de ter devorado o próprio filho.
Foi quando Pwyll estabeleceu um castigo para o seu alegado crime, transformando-a simbolicamente em um cavalo que deveria carregar todos os hóspedes do marido nas costas.
Decorridos sete anos, o Deus Teyrnon encontrou um menino, que imediatamente reconheceu como sendo o filho de Pwyll e Rhiannon e transportou-o de volta ao seio da família, que acabou por descobrir que o seqüestrador tinha sido Gwalw, que agira desta forma para vingar-se da recusa sofrida.
Pesquisa: A Casa do Mago
O Temazcal é uma terapia poderosa no tratamento de muitas doenças e queixas, tanto aguda como crônica. Um dos usos mais comuns do Temazcal no México é para as condições das mulheres relacionadas com a infertilidade, menstruação, gravidez, parto e a tradicional quarentena (quarenta dias que se segue ao parto), bem como para promover o fluxo de leite.
Na classificação tradicional de condições, a maioria dos problemas associados ao sistema reprodutor feminino são consideradas como sendo causadas pelo frio, e para estes, o Temazcal maravilhosamente tem efeito de aquecimento. Ela aquece os ovários, trompas e útero, e 'move' o sistema hormonal. Uma série de banhos de suor são feitos com ervas de natureza quente, adequada para estes problemas. É recomendado mulheres se banhar no Temazcal para regular qualquer problema menstrual.
O Temazcal geralmente não é recomendada durante a menstruação em si, mas tem efeito salutar no período pré-menstrual para evitar dor, TPM, irregularidade, e cistos de ovário, assim como a infertilidade. Sabe-se de um grande número de "bebés Temazcal". Estes foram todos os nascidos de mulheres que entraram para o banho de suor por outras razões, e mais tarde confessaram que estavam tentando engravidar há algum tempo, sem sucesso... o Temazcal as curou de suas dificuldades.
Muitas mulheres sofrem de ciclos menstruais irregulares, isto pode ser causado por níveis de estresse e ansiedade, mudança de dieta ou questões relacionadas a alimentação, doenças ou desequilíbrios fisiológicos, por exemplo, a condição da tireóide / desequilíbrio hormonal, entre outros. A prática de Temazcal pode ajudar a aliviar o sistema nervoso, relaxando os participantes em um estado de bem-estar, induzida pelo abraço de um ventre quente como o espaço. É um espaço que permite e incentiva uma introspectiva viagem individual ao trabalho através de quaisquer questões emocionais e ansiedades. O calor induzido estimula o sistema glandular, em especial a pituitária e glândula pineal. Também estimula a circulação sanguínea profunda e superficial e relaxa os músculos, o que ajuda a equilibrar todas as eventuais irregularidades do organismo.
No caso dos cistos de ovário, Dr. Alba (Instituto Mexicano de Medicinas Tradicionales Tlahuilli) nos traz um exemplo: “tratamos de uma mulher cujo um cisto no ovário, de acordo com os relatórios médicos, estava em volume maio do que o seu útero. Ela passou por uma série de banhos nos Temazcallis, ao final dos quais, o cisto tinha sido reduzido a um quinto do tamanho que tinha sido originalmente publicado, e uma operação indesejada tinha sido evitada”.
Várias observações parecem necessárias em relação a este caso. O primeiro é que era necessário, para obter resultados positivos, uma série de banhos. Isso é quase sempre o caso quando uma condição médica séria está sendo tratada, um único banho ou poucos banhos raramente é suficiente. Neste caso, juntamente com as plantas medicinais que foram usadas no banho em si, outras foram prescritas a serem tomadas pela paciente entre os banhos. Além disso, como terapia de apoio, a acupuntura foi administrada. A correta combinação de terapias complementares, juntamente com uma série de banhos de vapor, pode se tornar eficaz no caso de situações difíceis.
O Temazcal é também amplamente utilizado durante a gravidez e no parto, embora para estes fins, não se torna tão quente como é habitual. No México, nascimentos são frequentemente atendidos dentro do Temazcal quente por uma parteira tradicional. Não só o calor ajuda a acelerar o trabalho, mas o bebê nasce então em um ambiente que não é tão radicalmente diferente daquele de onde veio.
Durante a gravidez, a massagem pode ser realizada com a mãe dentro do banho, aproveitando o relaxamento muscular produzido pelo calor, para manipular externamente o feto que está em uma posição ruim ou está causando desconforto para a mulher grávida. O banho quente pode ser utilizado para acelerar o parto que está indo devagar ou para tornar o trabalho mais forte e mais regular. Ele ajuda a reduzir o sangue após o nascimento.
O Temazcal também tem ótimo efeito para a mamãe após o parto, para acalmar as dores, eliminar toxinas, evitar a febre puerperal e promover o fluxo de leite. Muitas vezes, a criança também é introduzida na Temazcal quente, junto com a mãe.
O Temazcal é uma recriação desse espaço útero. É um escuro, quente e úmido espaço pequeno. A forma de entrada é baixa, e assim deve-se entrar de joelhos, numa posição humilde para entrar neste pequeno espaço sagrado. A escuridão é muitas vezes acompanhada de medo, medo do medo, do desconhecido, daquilo que não podemos ver .... Até que nos acostumamos com a escuridão, e somos capazes de abraçá-la com familiaridade, como o lugar seguro de onde viemos, e somos capazes de nos sentir seguras, assim que largamos as idéias que nos aprisionam. A escuridão pode ser confrontada, somos despojadas de distrações e ficar cara a cara com nós mesmas nos faz olhar para dentro. Esta janela para dentro de nós mesmas nos capacita limpar-nos do que não nos serve mais, de voltar a nós mesmas e conectar com tudo o que É.
Junto com todos os atributos fisiológicos de limpeza que o Temazcal detém, é um espaço de purificação emocional e espiritual. O Temazcal nos oferta um abraço maternal e na libertação do vapor se ouve a respiração das avós, e com elas a lembrança de nossa primeira/própria respiração. A saída deste pequeno espaço íntimo é novamente de joelhos, de cabeça, virado para baixo, como uma criança nasce. Esta saída é o ato de renascimento, limpo e fresco para o mundo físico, mais uma vez.
A prática Temazcal também libera íons negativos no ar que ajudam a aumentar a energia, aliviar a depressão e aliviar o stress. Os íons negativos são moléculas que ganharam ou perderam uma carga elétrica. Elas são criadas através de moléculas de ar quebrando, isso pode ser devido ao sol, a radiação, ou, no caso da Temazcal, através do movimento do ar e da água. Uma vez que os íons negativos atingem a corrente sanguínea, acredita-se que eles produzem reações bioquímicas que aumentam os níveis de serotonina humor, portanto, o Temazcal pode ser uma ferramenta poderosa para qualquer estado de espírito ou questões relacionadas com o stress. Ser capaz de relaxar e se concentrar em si mesmo cria uma grande sensação de bem-estar.