9 de fev de 2012

Originária das alturas dos Andes e conservada por quechuas e aymarás, com suas 3.120 variedades, Chenopodium Quinoa é o nome botânico da Quinua, assim com “u” palavra de origem Quechua que significa “Grano Madre” ou "mãe dos seres humanos".


A quinua real (também chamada de quinoa) é um cereal que contém várias propriedades benéficas à nossa saúde. O valor das proteínas encontradas na quinua é superior ao de todos os demais cereais.

A quinua foi qualificada como o melhor alimento de origem vegetal para consumo humano pela Academia de Ciências dos Estados Unidos por seu extraordinário valor nutritivo — comparando-se apenas ao leite materno.

O cereal não possui glúten (proteína encontrada no trigo), sendo, portanto, uma ótima alternativa na alimentação dos celíacos (pessoas com intolerância ou alergia ao glúten). A quinoa pode substituir o trigo na produção de farinha, a soja na produção de óleo, o milho para biodiesel e o arroz na alimentação.

A quinua pode ser encontrada na forma de grãos, farinha e flocos. Os grãos são arredondados e sua textura é macia.


Propriedades da Quinua

Fonte de aminoácidos. Possui todos os aminoácidos necessários ao nosso organismo, inclusive aqueles que o organismo não fabrica naturalmente.

Fonte de proteínas de alta qualidade.

Contém vitaminas A, B1, B2, B3, B6, C e E.

Possui minerais como ferro, fósforo, cálcio, magnésio, potássio, zinco e manganês.

Alto valor energético, pouca gordura e grande quantidade de fibras.

Rica em ômega 3 e 6.

Possui fitoestrógenos, substâncias naturais que imitam a ação de certos hormônios, ajudando a amenizar os sintomas da TPM e da menopausa.

Benefícios da Quinua

A quinua real age na prevenção de enfermidades crônicas, como osteoporose, câncer de mama, doenças do coração e outras alterações femininas decorrentes da carência de estrógenos na menopausa.

O consumo regular de quinua real ajuda a combater anemias, problemas urinários, tuberculose e doenças do fígado. Atua também na redução de danos gastrointestinais, na integridade do sistema imunológico, na regulação das funções cardiovasculares, nos processos de cicatrização e como normalizador da próstata e órgãos reprodutores masculinos.

O alimento é especialmente útil às crianças, pois contém lisina, um componente relacionado ao desenvolvimento da inteligência, da rapidez de reflexos e de outras funções como a memória e a aprendizagem.

Outra indicação da quinua é aos atletas. O cereal, além de ajudar na recuperação das fibras musculares, é de fácil digestão e contém pouco colesterol e gordura — perfeito para quem faz exercícios físicos.


Observe a seguir sua composição nutricional:

Composição/100g
QUINUA
Calorias (kcal)
347,6
Carboidrato (g)
59,8
Proteína (g)
14,2
Gorduras (g)
5,7
Fibras (g)
5,1
Cálcio (mg)
66,6
Ferro (mg)
10,9
Fósforo (mg)
408,3
Magnésio (mg)
204,2
Potássio (mg)
1040,0
Zinco (mg)
7,5
Fenilalanina (mg)
4,0
Lisina (mg)
6,0
Metionina (mg)
2,3
Triptofano (mg)
0,9

Considerações Nutricionais:
* Apresenta quantidade de proteínas e fibras elevada, a Quinua permanece superior aos cereais (arroz, milho, cevada e trigo), porem, abaixo das leguminosas (feijão e soja), deste modo pode ser considerada um pseudocereal.
* Seus grãos ofertam todos os aminoácidos essenciais (aqueles que devem ser obtidos pela alimentação por não ser produzido pelo organismo), sendo especialmente ricos em lisina e metionina (pouco encontrado no reino vegetal, este aminoácido essencial é fundamental para o desenvolvimento celular e crescimento do organismo), quando combinados com cereais ou leguminosas tornam a dieta mais equilibrada.
* Sua composição de aminoácidos essenciais confere à planta um elevado valor biológico, comparável somente ao leite e ao ovo. Essas proteínas atuam para um melhor rendimento e elasticidade das fibras musculares, auxilia na recuperação de tecidos e células e estimulam a produção de hormônios e enzimas.
* Fonte de ferro, sua administração supri 74% das necessidades, em quanto o sulfato ferroso supri 55%.
* Sua fração lipidica é superior aos demais cereais, entretanto, é uma rica fonte de ácidos graxos essenciais (linolêico e linolênico, representam 60%), concentração que favorece o consumo do seu óleo por ser mais estável, oxida com menos facilidade.
* Seu valor calórico faz da quinua um alimento apropriado para áreas altas e épocas mais frias.

Quem pode consumir?

A Quinua é recomendada para indivíduos de todas as faixas etárias.

CRIANCAS:
- Contem lisina: desenvolvimento da inteligência, rapidez de reflexos, memória e aprendizagem.

ADULTOS:
- Seu teor de fibras elevado favorece bom funcionamento intestinal, alem de auxiliar na redução de gorduras e açúcares absorvidos.

VEGETARIANOS:
- Por não consumirem alimentos de origem animal, a Quinua torna-se uma excelente fonte protéica.

PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA / ATLETAS:
- Quantidade elevada de aminoácidos
- Auxilia na recuperação das fibras musculares
- Fácil digestibilidade;
- Concentração reduzida de colesterol e gordura

CELÍACOS:
- Por apresentarem intolerância ao glúten (uma proteína presente no trigo, cevada, centeio, aveia, triticale, malte e painço e em todos os seus derivados, como a farinha, farelos, germe, etc.), a Quinua atua como alternativa de consumo no grupo dos cereais.

POPULAÇÕES CARENTES DE PAÍSES POBRES:
- Suas propriedades favorecem auxilio para suprir algumas carências nutricionais para este grupo populacional.



RECEITAS

1) QUINUA PURA
Colocar em uma panela: 2 medidas de água para cada medida de Quinua Real Adicionar sal a gosto e levar ao fogo por 10 a 15 minutos até que dobre o seu volume. A Quinua Real cozida pode ser guardada na geladeira por até três dias
* Sirva com o molho ou tempero de sua preferência.


2) RISOTO DE QUINUA COM TOMATE E QUEIJO BRANCO Ingredientes:
350gr de Quinua
1 Cebola
4 Tomates
200 ml vinho branco
600 ml caldo de vegetais biosun
250gr de espinafre

Modo de Preparo: Cortar a cebola em fatias finas e refoga-las em água até ficarem transparentes. Juntar a QUINUA e esquentar até que os grãos absorvam todo o líquido. Juntar os tomates descascados e picados, juntar o vinho e cozinhar em temperatura media até que a QUINUA absorva todo o liquido. Juntar o caldo de vegetais aos poucos e cozinhar em fogo baixo. Lavar o espinafre e juntar com alho, cozinhar suavemente até que o líquido evapore. Juntar o espinafre com o risoto de QUINUA Temperar com sal, pimenta e noz moscada. 150gr de queijo branco ou queijo de cabra ralado ou parmesão de boa qualidade, salpicar no risoto pronto e servir.

3) TABULE DOS INCAS (4 porções)Ingredientes:
200gr de Quinua
2 cenouras
200gr de pepino
1 cebola
1 pimenta vermelha
cebolinha
azeite de oliva virgem extra

Modo de preparo: Limpar, escorrer e colocar para cozinhar a Quinua em duas medidas de água fria, com sal, fogo baixo e panela tampada por 10 ou 15 minutos. Cozinhar as cenouras e a pimenta vermelha em picada durante 3 minutos. Misturar a cebola ralada com azeite, juntar com a Quinua e misturar bem, acrescentar as verduras, e decorar com as cebolinhas cortadas.

4) SOPA CREMOSA DE QUINUA E COGUMELOS .
Ingredientes:
1 copo de vinho branco
1 cebola picadinha
1 xícara de QUINUA cozida
1 pacote de cogumelos frescos
_ xícara de leite evaporado ou ideal
_ xícara de dill fresco picadinho
3 copos de caldo de legumes
sal e pimenta do reino a gosto.

Modo de preparo: Refogue a cebola com vinho até ficar macia, acrescente os cogumelos na panela e deixe cozinhar por 5 min. Adicione a QUINUA e o caldo e leve ao fogo baixo. Coloque o sal e a pimenta e vá acrescentando o leite. Por último coloque o dill e sirva.

5) FILÉ DE PEIXE COM QUINUA LIMÃO E SÁLVIA .
Ingredientes:
4 filés de peixe limpos
sal e pimenta do reino a gosto
750 ml de água
300g de QUINUA
suco de 1 limão
15g de sálvia
120g de ervas finas
1 colher de sobremesa de azeite de oliva.

Modo de preparo: Coloque a QUINUA na água e deixe cozinhar por 10 min, tire do fogo acrescente uma colher de sobremesa de azeite de oliva. Reserve. Tempere os files de peixe com sal, pimenta do reino, ervas e limão, deixe descansar por 20 min. Coloque os filés em uma frigideira anti aderente e grelhe. Arrume a QUINUA em baixo e coloque os peixes por cima, enfeite com sálvia.

6) PUDIM DE QUINUA.
Ingredientes:
2 xícaras de QUINUA cozida (preparada)
3 xícaras de leite de soja
xícara de açúcar de merara
3 ovos
xícara de amêndoa
colher de chá de canela
colher de sobremesa de suco de limão
1 colher de óleo de girassol
1 colher de chá de baunilha
xícara de coco ralado.

Modo de preparo: Junte todos os ingredientes, coloque em uma forma untada e leve ao forno médio por 45 min.

7) QUINUA COM TOFU E ASPARGUS.
Ingredientes:
1 colher de chá de azeite de oliva
2 colheres de chá de alho picado
1 xícara de cebola picadinha
1 xícara de QUINUA
1 xícara de tomate seco
3 colheres de sopa de suco de limão
1 tb. caldo de vegetal natural (biosun)
Pimenta do reino à gosto
1 colher de chá de pimenta do reino
1 xícara de castanha de caju torrada
200g de tofu picado
4 talos de aspargos cozidos .

Modo de preparo: Coloque o tomate seco com um pouco de água, o alho e a cebola no fogo, deixe cozinhar por alguns minutos. Acrescente a QUINUA, o suco de limão, o caldo de vegetal com dois copos de água, a pimenta e o tofu. Tampe e deixe no fogo brando por 15 minutos. Pique os aspargos, coloque por cima e cozinhe por mais 5 minutos. Salpique as castanhas de caju e sirva.



8 ) QUINUA COM AMÊNDOA E DAMASCO.
Ingredientes:
1 xícara de água
1 xícara de amêndoas picadas
1 xícara de damasco picadinho
1 colher de chá de canela
1 colher de chá de açafrão
sal a gosto .

Modo de preparo: Coloque a água no fogo até que ela ferva, acrescente a QUINUA, sal, canela e açafrnao. Deixe cozinhar por 15 minutos, retire-a do fogo e espere alguns minutos até ela secar. Acrescente o damasco picado e as amêndoas, misture bem e sirva.

9) SALADA DE QUINUA REAL COM FRANGO - 4 pessoas .
Ingredientes:
2 xícaras de quinua real cozida
2 xícaras de peito de frango em cubos
1/2 xícara de nozes pecan cortados
1/2 xícara de uva passa (colocar de molho)
2 colheres de shoyu.

Modo de preparo: Cortar o frango já cozido em cubos. Misturar os demais ingredientes e temperos e por último acrescentar a quinua real. Acrescentar 1 pitada de páprica. Servir em folhas de alface. Decorar com salsa.

10) SALADA DE QUINUA REAL COM TOMATE CEREJA, QUEIJO DE CABRA E MANJERICÃO – Para 2 pessoas .

Ingredientes:
1 xícara de quinua real cozida por 15 minutos com uma pitada de sal.
Reservar na geladeira até esfriar
8 unidades de tomate cereja cortados em quatro
1 xícara de manjericão (folhas frescas)
150 ml de azeite extra virgem
5 unidades de nozes, sem casca
50 gr de queijo de cabra fresco em cubos
Sal a gosto Pimenta do reino moída na hora a gosto.

Modo de preparo: Bater no liquidificador o manjericão, nozes e azeite até obter uma pasta homogênea. Temperar o manjericão com sal e pimenta a gosto. Misturar a Quinua real com; tomates cerejas, queijo de cabra em cubos e o manjericão a gosto.
Retirar o tempero, se necessário e servir a salada fria decorando-a com algumas folhas de manjericão.

11) SALADA DE QUINUA REAL CAMARÃO.
ingredientes:
2 xícaras de quinua real cozida
1 xícara de pepino cortado em cubos com casca
1/2 xícara de pimentão vermelho cortado em quadrados
1 alface americana cortada
1 colher de sopa de salsinha picada
30 camarões rosa cozidos e cortados ao meio
4 colheres de azeite de oliva
De 1 a 2 colheres de sopa de shoyu
Modo de preparo: Misturar, temperar e servir.

12) SOPA DE QUINUA REAL COM LENTILHAS - Para 4 pessoas.ingredientes:
2 colheres de sopa de óleo de oliva
1 cebola grande cortada
2 dentes de alho picado
2 talos de salsão cortados
1 cenoura grande picada
2 litros de caldo de sua preferência
150 ml de vinho branco
1 xícara de lentilhas já cozidas
1 xícara de quinua real já cozidas com vinho branco.

Modo de preparo: Refogue a cebola, o alho, salsão e a cenoura no azeite. Acrescente o caldo e deixe cozinhar até que os legumes estejam macios. Adicione a lentilha e deixe encorpar. Coloque sal e a quinua real já cozidas com vinho branco. Desligue o fogo e sirva.

13) SOPA DE TOMATE COM QUINUA REAL.
ingredientes:
2 litros de caldo de peixe, carne ou galinha
2 cebolas médias cortadas
1 dente de alho amassado
4 xícaras de tomates maduros sem pele e sem sementes (já cortados em cubos)
2 xícaras de quinua real
2 talos de salsão cortados
2 colheres de óleo
1 colher de sopa de orégano fresco Sal e pimenta a gosto.

Modo de preparo: Em uma panela colocar o óleo, dourar o alho e a cebola. Acrescentar os tomates e o salsão. Deixar cozinhar por 7 ou 10 minutos e acrescentar o caldo de sua preferência. Coloque pimenta, orégano e o sal. Deixar até que o tomate se desfaça e por ultimo acrescente a quinua real já cozida e desligue o fogo. Sirva bem quente, com queijo parmesão ralado ou creme de leite fresco batido no liquidificador ligeiramente.

14)TABULE DE QUINUA REAL - Para 4 pessoas.
Ingredientes:
2 xícaras de quinua real cozida e fria
4 tomates sem sementes cortados em pedacinhos
1/2 xícara de salsa picada
1/4 xícara de folhas de hortelã picada
4 colheres de sopa de azeite de oliva
2 colheres de sopa de suco de limão Sal a gosto.

Modo de preparo: Misturar todos os ingredientes e deixar na geladeira por 2 horas. Antes de Servir temperar com azeite e limão. Sal a gosto.

15)PÃO DE QUINUA .Ingredientes:
400gr de farinha de trigo integral
400gr de farinha de trigo branca
400gr de farinha de Quinua
1litro de água morna
1 envelope de fermento Biológico
sal .

Modo de preparo: Colocar as farinhas, o fermento e três pitadas de sal em uma tigela e a água. Amassar durante uns 20 minutos, formar uma massa e deixar descansar por uma hora. Voltar a trabalhar a massa rapidamente para formar os pãezinhos. Deixar crescer por mais uma hora. Pré aquecer o forno a 180-200 graus e assar a massa de 35 a 45 minutos.

16) NHOQUE DE QUINUA.Ingredientes:
170 g de farinha de Quinua
1 xícara de espinafre cozido e picado
1 xícara de parmesão ralado
1 colher de azeite
2 xícaras de água
Sal marinho a gosto.

Modo de preparo: Ferver a água com sal. Juntar a farinha de Quinua, mexendo continuamente. Deixar cozinhar até que fique bem espessa. Retirar do fogo e adicionar o espinafre refogado em água e bem picado, misturar bem. Abrir a massa em 2cm de largura sobre uma superfície lisa. Depois de fria, cortar em quadrados ou círculos, e forrar uma forma e levar para forno, polvilhando parmesão ralado e regando com um fio azeite. Gratinar no forno bem quente.

17)BOLO DE QUINUA REAL COM BANANA .
Ingredientes:
1/2 xícara de farinha de Quinua Real
1/2 xícara de flocos de Quinua Real
2 colheres de sopa de mel
2 colheres de chá de fermento royal
2 bananas nanicas grandes e bem maduras
2 ovos
3 colheres de sopa de óleo.

Modo de preparo: Pré aqueça o forno. Misture a farinha com os flocos.
Separadamente misturar em uma tijela as bananas amassadas, os ovos, mel e óleo. Misturar muito bem e acrescentar a farinha e os flocos.
Colocar em forma untada e assar por 25 minutos.
 
18) TORTA DE QUINUA REAL COM BRÓCOLIS.

Massa:

1 e 1/2 xic de farinha de Quinua Real
1/2 c.c de sal
3 c de manteiga gelada
5 c de água gelada .

Modo de preparo: Misturar a farinha, a manteiga e o sal , amassar, adicionar água e ir sovando rapidamente.
Fazer uma bola com a massa e envolver em filme plástico. Levar à geladeira por 30 minutos. Forrar o fundo e as laterais da assadeira (de preferência com aro removível) com a massa.

Recheio:

1 tofu pequeno
1 ovo
1 maço de brócolis pré-cozido
1/2 cebola
1 c de orégano
1/2 copo de leite
sal e pimenta à gosto.

Modo de preparo:Bater todos os ingredientes no liquidificador, despejar sobre a massa na assadeira e levar ao forno médio por 30 minutos.

19) QUICHE DE QUINUA REAL COM ALHO PORÓ
Massa:

1 e 1/2 xic de farinha de Quinua Real
1/2 c.c de sal
3 c de manteiga gelada
5 c de água gelada
Modo de preparo: Misturar a farinha, a manteiga e o sal , amassar, adicionar água e ir sovando rapidamente.
Fazer uma bola com a massa e envolver em filme plástico. Levar à geladeira por 30 minutos. Forrar o fundo e as laterais da assadeira (de preferência com aro removível) com a massa.
Recheio:

2 c de azeite
2 alhos porós cortados em rodelas finas
4 ovos batidos
1 e 1/4 xic de creme de leite light
8 fatias de queijo tofu escorrido
sal e pimenta do reino à gosto.
Modo de preparo: Refogar o alho poro no azeite, temperar com sal e pimenta e reserve. Bater os ovos com o creme de leite até ficar espumoso, acrescentar sal e pimenta.
Após forrar a assadeira com a massa, colocar o alho poro em rodelas, distribuir o queijo sobre a superfície de alho poro e cobrir com os ovos batidos. Levar ao forno médio por 40 minutos. Servir com sopa ou salada.

20) SOPA DE FLOCOS DE QUINUA.
Ingredientes:
2 Cenouras
1 Chuchu
1 Salsão
1 Alho porró
Água
Shoyu ou sal marinho, ervas como alecrim ou outra de sua preferencia
1 xícara de FLOCOS DE QUINUA.

Modo de preparo: Coloque os vegetais para cozinhar com água e sal, cozinhar primeiramente a cenoura e o salsão depois de 5 minutos acrescentar os outros ingredientes. Quando estiverem quase cozidos acrescente os FLOCOS DE QUINUA e deixe cozinhar mais 2 minutos, liquidifique e acrescente os temperos. Se quiser coloque uma folha de espinafre cortadinho e deixe cozinhar por mais alguns segundos.


21 - Quinua com coalhada Seca e Hortelã

Ingredientes:

400g de quinua em grão
1 tomate
300 g de cebola roxa
1 buquê de folhas variadas (alface, agrião, etc)
300 ml de azeite
300g de coalhada
200 g de nozes
1 limão
Sal, pimenta, hortelã e torradas de pão sírio.

Preparo:
Cozinhe a quinua em água fervente com sal, escorra e deixe esfriar. Corte a cebola e o tomate em cubos, pique a hortelã e misture com a quinua, sal, pimenta, nozes, limão e azeite. Enforme o tabule e cubra com a coalhada. Sirva com o buquê de folhas e decore com nozes e hortelã. Use as torradas de pão sírio como acompanhamento.


22 - Salada de Quinua com Iogurte e Manga

Ingredientes:

1/3 de xícara de iogurte natural
1 colher (sopa) de suco de limão
2 colheres (chá) de curry
1 colher de (chá) de gengibre ralado
2 colheres de (sopa) de azeite.
Sal e pimenta a gosto
1 1/3 de xícara de quinua
2 xícaras de manga em cubos
1 Pimentão vermelho sem pele cortado em cubinhos.
¼ de xícara de salsa picada.

Preparo:
1 - Numa tigela, misture o iogurte com o suco de limão o curry e o gengibre ralado. Junte o azeite e bata bem com um garfo até ficar homogêneo. Tempere com sal e pimenta. 2 - Cozinhe a quinua em quatro xícaras de água com uma colher de (sopa) de sal por 10 minutos ou até ficar ligeiramente macia. Escorra e passe sob água corrente.

3 - Numa tigela grande, misture a quinua com os demais ingredientes até ficar homogêneo. Junte o molho de iogurte e misture. Tempere com sal. Sirva.


23 - Rolinhos de Frango com Abobrinha e Molho de Iogurte

Ingredientes:

2 peitos de frango cortados em filés finos
2 abobrinhas cortadas em finíssimas lâminas no sentido longitudinal
1 xícara (chá) de grãos de quinua
1 cebola
1/4 de xícara (chá) de azeite (metade para regar os filés e a outra metade para dourar a cebola)
1/2 cubo de caldo de legumes dissolvido em 1 litro de água
Sal a gosto
Manjericão para salpicar Molho
1 pote de iogurte natural
2 colheres (sopa) de manjericão picado
1/4 de xícara (chá) de azeite
1 dente de alho

Modo de preparar:
Rolinhos: ferva as abobrinhas em água com sal por 2 minutos. Escorra e deixe esfriar. Doure a cebola no azeite, adicione o caldo de legumes e cozinhe os grãos de quinua até que fiquem al dente e soltinhos. Com ajuda do papel-alumínio, enrole cada filé de frango com uma lâmina de abobrinha, deixando uma cavidade no centro. Regue com azeite, tempere com sal e leve ao forno quente por 10 minutos para assar. Retire e recheie com os grãos de quinua cozidos e salpicados com manjericão. Molho: bata o iogurte com o manjericão, o azeite e o alho no liquidificador. Sirva ao lado do frango, mais uma porção extra de grãos de quinua. Serve 4 pessoas.



 Para mais receitas visite o site: http://www.quinuareal.com
 

Fonte:
Quinua Real (Clodomiro Carlos do Pinhal)
Dicas de Nutrição

Um comentário:

Sue Ellen Sales disse...

Que blog mais lindo..
Amei..
Adorei as informações sobre a Quinua.. já tinha lido algo a respeito, mas depois de tantas informações detalhadas não vou resistir.. tenho que experimentar!!
Super beijo.. parabéns pelo blog novamente.. voltarei mais vezes..

Se algum artigo neste blog estiver como "autoria desconhecida" e você souber informar, agradecemos e faremos a devida correção. Solicitamos também que, ao ser extraída qualquer informação desta página, seja adicionada à devida autoria ou endereço:
http://clafilhasdalua.blogspot.com/