17 de jun de 2011

Algumas receitas de cosméticos naturais:

Cosméticos caseiros


*Limpeza de pele
(remove impurezas)
2 colheres (sopa) de flocos de aveia
Mel puro (suficiente para espalhar por todo o rosto)
1 pacote de gaze
Sobreponha três pedaços de gaze e coloque a aveia no centro. Junte as pontas do tecido, formando uma trouxinha bem firme. Em seguida, molhe a trouxinha em água morna e passe-a suavemente no rosto, pescoço e colo, durante cinco minutos. Lave a pele com água e, em seguida, espalhe um pouco de mel deixando agir por 15 minutos. Por fim, lave a pele com água.

*Óleo de casca de abacate
(hidrata a pele do rosto)
Casca de 1 abacate-manteiga
A casca do abacate-manteiga possui um precioso óleo. Faça uma leve massagem no rosto com a parte interna da casca. Deixe agir por 15 minutos. Se for deitar, deixe o óleo na pele. Se não, lave o rosto com água, sem esfregar até remover todo o produto.
*http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/mulher-cosmeticos-caseiros/*


Hidratação para Pele Oleosa
Existem vários tipos de ameixa, mas a seca (de sabor adocicado) e a vermelha (levemente ácida) são as mais conhecidas. Rica em pró-vitamina A e açúcares, a ameixa também possui substâncias que aplicadas sobre a pele, têm poder adstringente e emoliente.


Ingredientes:
1 ameixa seca média, 1 colher (sopa) de mel.
COMO APLICAR: bata os ingredientes no liquidificador e espalhe sobre a pele.
Relaxe com a máscara no rosto por 15 minutos. Retire com água fria.


Tratamentos de Espinhas
A amora silvestre de sabor ácido doce contém várias vitaminas, mas destaca-se por uma boa quantidade de potássio. Tem ação diurética e digestiva, além de servir como adstringente quando usada na pele.


Ingredientes:
1/2 xícara de amoras maduras e uma porção de leite que cubra as frutas.
COMO APLICAR: cozinhe as amoras no leite por 10 minutos, deixe esfriar.
Cubra o rosto com uma gaze e sobreponha a papa de amoras protegendo a região dos olhos. Retire com água fria após 15 minutos.


Tratamentos para Mãos Ásperas
O abacate é uma das frutas mais ricas em proteínas e vitaminas, com destaque para a A e as do complexo B. Seus óleos, quando usados na forma de cosméticos, são importantes contra o ressecamento da pele e do cabelo.

Ingredientes:
2 colheres (sopa) de abacate amassados, 1 colher (sopa) de mel.
COMO APLICAR: misture bem os ingredientes e massageie as mãos por 5 minutos.
Lave em seguida com água morna e use um creme hidratante. O tratamento deve ser feito 2 vezes por semana.




Infusão para os Pés 
O caju tem alta concentração de vitamina C (219 mg em 100 g). A infusão da polpa pode ser um "santo-remédio" para os pés.

Ingredientes:
1 caju, 1 copo (300 ml) de água.
COMO FAZER: ferva o caju em pedaços na água. Coe e acrescente mais um litro de água morna. Mergulhe os pés na infusão até que ela esfrie. Este tratamento age no combate a fungos e frieiras.

Peeling Corporal
A amêndoa é rica em potássio. Tem proteína e bastante gordura. O seu óleo pode ser transformado num ótimo cosmético para pele seca. Já na forma de farinha, a amêndoa é um excelente esfoliante.

Ingredientes:
uma porção de amêndoa moída.
COMO APLICAR: após o banho, com o corpo úmido, aplique uma pequena quantidade massageando com as mãos até obter uma leve abrasão. A farinha vai produzir um óleo natural que age como veículo e umectante. Tome em seguida uma ducha de água morna e use um hidratante.

Máscara para Pele Mista
O abacaxi tem boa quantidade de vitaminas, usado diretamente na pele, é excelente no tratamento da oleosidade.

Ingredientes:
1 folha de gelatina branca, 1 xícara de água, 2 rodelas de abacaxi.
COMO APLICAR: bata o abacaxi no liquidificador. Dissolva a gelatina na água fria e depois leve ao fogo. Acrescente o abacaxi, deixe esfriar e aplique a máscara no T central do rosto (testa, nariz e queixo), onde é mais oleoso.
Deixe agir por 15 minutos sobre a pele limpa e retire com água fria.

Tônico para Pele
A laranja usada na pele, tem ação cicatrizante. Mas sempre que aplicar o suco de laranja na pele, lave-a muito bem antes de se expor ao sol.

Ingredientes:
1 laranja, 1/2 litro de água.
COMO FAZER: coloque para ferver, Tampe e deixe repousar. Coe e, depois de frio, guarde em um vidro. Use todos os dias embebendo um chumaço de algodão para limpar a pele.

Máscara Clareadora e Amaciante
O mamão como cosmético caseiro, a polpa da fruta deixa a pele mais macia.


Ingredientes:
1/2 mamão maduro, 1 colher (sopa) de mel.
COMO APLICAR: amasse o mamão e acrescente o mel até formar uma papa. Aplique sobre o rosto limpo por 15 minutos e retire com água fria.

Máscara Descongestionante
Ingredientes:
1 maçã, 1 colher (sopa) de fécula de batata, 1 colher (sopa) de iogurte.
COMO APLICAR: rale a maçã e misture aos outros ingredientes batendo até formar um creme. Aplique na pele limpa do rosto protegendo a área dos olhos.
Após 15 minutos, retire com água fria.

Máscara para Olhos Cansados
O melão é um ingrediente eficiente nos tratamentos estéticos.

Ingredientes:
1 fatia de melão
COMO APLICAR: esmague a polpa até formar um purê. Aplique em volta dos olhos sobre uma gaze e deixe agir por 15 minutos. Retire a máscara e lave o rosto com água fria.

Máscara Nutritiva para o Rosto
O pêssego é muito nutritivo, e excelente para nutrir a pele.

Ingredientes:
1 pêssego, 1 gema, 1 colher (sopa) de gérmen de trigo.
COMO APLICAR: amasse a polpa, acrescente a gema e o gérmen. Misture bem os ingredientes. Aplique direto no rosto por 15 minutos e depois retire com água fria.

Máscara Refrescante
A pêra além de saborosa e com boas doses de vitaminas, também melhora a aparência da pele.

Ingredientes:
1 pêra, 1 colher (sopa) de mel, 1 colher (sopa) de fécula de batata.
COMO APLICAR: descasque a pêra, corte em fatias e amasse. Misture o mel e a fécula de bata. Aplique a máscara sobre o rosto e deixe descansar por 15 minutos. Em seguida enxágüe com água fria.



Banho Perfumado
Da família dos cítricos, a tangerina contém vitaminas A, B1, B2 e, principalmente C. É uma fruta diurética e digestiva. Como o limão e a laranja, também pode manchar a pele. Por isso, retire muito bem qualquer
cosmético preparado com a fruta antes de se expor ao sol.

Ingredientes:
3 tangerinas, 2 litros de água.
COMO FAZER: ferva as frutas na água, coe e dilua o preparado na água morna do banho. Esta prática só é possível em banheiras ou ofurôs, senão o aroma fica muito forte.

Creme Nutritivo
A uva seja ela, preta, clara, rosada ou verde é digestiva e diurética. Para as adeptas dos óleos pós-banho, ode uva (industrializado) faz maravilhas na pele seca, já que tem maior poder hidratante. As versões caseiras também são eficientes.

Ingredientes:
100 g de uvas verdes, água, farinha de amêndoas, 1 colher (chá) de óleo de amêndoas.
COMO APLICAR: amasse as uvas e acrescente água até formar uma papa. Leve ao fogo por 5 minutos. Quando a mistura estiver morna, adicione a farinha e o óleo de amêndoas e misture bem. Aplique o creme sobre o rosto por 10 a 15 minutos e retire com água fria.


(As receitas acima foram elaboradas por Flávia Lippi, apresentadora do programa Repórter Eco, da TV Cultura de São Paulo e são totalmente naturais).




Receitas de Máscaras para tirar manchas do rosto :




Máscara de mel e amêndoas – remover manchas do rosto 



Ingredientes :- 1 colher (sopa) de mel- 3 colheres (sopa) de óleo de amêndoas doce- 1/2 xícara (chá) de alecrim (pode-se usar a erva seca ou em saquinho)- argila verde (quantidade suficiente para dar uma boa consistência à mistura)Modo de fazer:Bata todos os ingredientes e aplique sobre a pele. Deixe agir por 20 minutos e enxague com água corrente.Máscara de pepino – clarear manchas do rostoIngredientes:- 1 pepino- 1 xícara (chá) de leite de rosas- 2 clarasModo de fazer:Bata as claras em neve. Misture com o pepino e o leite de rosas. Coe a mistura e aplique sobre a pele, deixe agir por 20 minutos. Lave bem o rosto para remover a máscara.  Máscara de mamão com alecrim – para acabar com as manchas no rosto Ingredientes:- 1 copo de iogurte desnatado (sem sabor)- 1 colher (sopa) de aveia em pó- 1 colher (sopa) de polpa de mamão papaia passada na peneira- folhas frescas de alecrimModo de fazer:Misture a aveia em pó, a polpa de mamão e o iogurte. Aplique uma camada homogênea e cubra a pele com as folhas de alecrim. Retire a máscara depois de 20 minutos, enxaguando bem o rosto com água fria.




Hidratação caseira para cabelos



"Todas as receitas foram testadas e não contêm ingredientes danosos. Porém, se a pessoa tiver sensibilidade alimentar ou a cosméticos, deve fazer um teste no antebraço e aguardar 24 horas antes de aplicar a fórmula", alerta a especialista.

Antes de preparar as receitas, é preciso montar um "sachet" para colocar a máscara nos cabelos. "Se colocar diretamente sobre os fios, vai ficar difícil de remover, pois alguns ingredientes triturados podem ficar incrustados na fibra capilar", justifica Sonia.

Para fazer esse sachet, é preciso pegar um saquinho de tecido fino, de trama bem larga, com 25 x 25 centímetros, e deixar uma abertura pequena para adicionar a fórmula. "Depois, é só colocar sobre a cabeça e envolver em uma toalha de algodão para facilitar a absorção", conta a engenheira.

Preparou o sachet? Agora procure a receita mais indicada para o seu cabelo e mãos à obra!

Cabelos Normais - Precisam manter o brilho e a vitalidade:

1- Cenoura com babosa
Corte quatro folhas de babosa ao meio e retire a mucilagem. Em seguida, rale uma cenoura média e junte ao mucílago de babosa, preparando uma pasta homogênea. Depois, basta espremer o líquido excedente, colocar a mistura no "sachet" e aplicar nos cabelos. 

2- Iogurte com manga
Bata no liquidificador um copo de iogurte integral sem sabor e ½ manga rosa grande. Acrescente uma colher (café) de óleo de girassol, esprema o líquido excedente, coloque no "sachet" e aplique nos fios.

Cabelos Oleosos - É necessário controlar a secreção sebácea.

1- Espinafre com Alecrim
Bata no liquidificador um maço de espinafres cozido, com dois galhos de alecrim. Depois, esprema o excesso de líquido, coloque o produto no "sachet" e faça a aplicação nas madeixas. 

2- Clara de ovo e casca de tangerina
Bata duas claras em neve, adicione as cascas de uma tangerina pequena ralada, esprema o líquido excedente, introduza no "sachet" e aplique nos cabelos.

Cabelos Secos - Exigem lubrificação intensiva.

1- Girassol com bananas
Bata no liquidificador uma colher (sopa) de óleo de girassol com duas bananas nanicas maduras. Em seguida, coloque a mistura no "sachet" e aplique. 

2- Nozes e leite de coco
Passe pelo processador 1/2 xícara de nozes, acrescente ½ xícara de leite de coco e forme uma pasta. Coloque no "sachet" e aplique.
Permaneça com a máscara nos cabelos por cerca de 20 minutos.

(Fonte - MBPress)
Imagens google

Nenhum comentário:

Se algum artigo neste blog estiver como "autoria desconhecida" e você souber informar, agradecemos e faremos a devida correção. Solicitamos também que, ao ser extraída qualquer informação desta página, seja adicionada à devida autoria ou endereço:
http://clafilhasdalua.blogspot.com/