5 de mai. de 2009

DESAPEGO: O CAMINHO DA TRANSFORMAÇÃO

As abelhas, após construírem a colméia, abandonam-na. E não a deixam morta, em ruínas, mas viva e repleta de alimento. Todo mel que fabricaram além do que necessitavamé deixado sem preocupação com o destino que terá. Batem as asas para a próxima morada sem olhar para trás.
Na vida das abelhas temos uma grande lição. Em geral, o homem constrói para si, pensa no valor da propriedade, tem ambição de conseguir mais bens, sofre e briga quando na iminência de perder o que "lutou" para adquirir.
Onde estiver nosso coração, ali estarão nossos tesouros... Assim, não pode haver paz uma vez que pensamentos e sentimentos formem uma teia prendendo o ser ao que ele julga sua propriedade. Essa teia não o deixa alçar vôo para novas moradas. E tal impedimento ocorre em vida ou mesmo após a morte, quando um simples pensamento como " Para quem vai ficar a minha casa?" é capaz de retê-lo em uma etapa que já podia estar superada. Ele fica aprisionado a um plano denso, perde oportunidades de experiências superiores.
Para o homem, tirar a vida dos animais e usá-los como alimento é normal. Derrubar árvores para fazer conservas de seu miolo, também. Costuma comprar o que está pronto e adquirir mais do que necessita. Mas as abelhas fabricam o próprio alimento sem nada destruir e, ainda, doam a maior parte dele.
A lição das abelhas vem do seu espírito de doação. Num ato incomum de desapego, abandonam tudo o que levaram a vida para construir. Simplesmente o soltam, sem preocupação se vai para um ou para outro. Deixam o melhor que têm, seja para quem for - o que é muito diferente de doar o que não tem valor ou dirigir a doação para alguém de sua preferência.
Se queremos ser livres, se queremos parar de sofrer pelo que temos e pelo que não temos, devemos abrigar em nós um único desejo: O DE NOS TRANSFORMAR. O exercício é ter sempre em mente que nada e ninguém nos pertence, que não viemos ao mundo para possuir coisas ou pessoas, e que devemos soltá-las.
Assim, quando alguém, ou algo tem que sair de nossa vida, não alimentamos a ilusão da perda. Adquirimos visão mais ampla. O sofrimento vem quando nos fixamos a algo ou alguém. O apego embaça o que deveria estar claro; por trás de uma pretensa perda está o ensinamento de que algo melhor para nosso crescimento precisa entrar. E se não abrirmos mão do velho, como pode haver espaço para o novo?
(Desconheço a autoria)

Um comentário:

L.T.B. disse...

A LEI DO DESAPEGO DIZ: que pra adquirir qualquer coisa no universo fisico tem q se renunciar ao apego, porem nao renunciar a tua intencao e desejo. ateh mesmo o apego ao resultado. O apego esta baseado no medo na inseguranca, ((a necessidade de seguranca se baseia no desconhecimento do teu proprio ser))O apego se reflete em desejos simbolos: um carro , uma casa , dinheiro. A verdadeira riqueza de conciencia è a habilidade de ter tudo q se deseja a qualquer hora com o menor esforço .

FORCAR SOULUCOES SO CRIAM NOVOS PROBLEMAS :)

Se algum artigo neste blog estiver como "autoria desconhecida" e você souber informar, agradecemos e faremos a devida correção. Solicitamos também que, ao ser extraída qualquer informação desta página, seja adicionada à devida autoria ou endereço:
http://clafilhasdalua.blogspot.com/