6 de mar de 2012

Círculo Lua Nova - março 2012

Olá amadas, nosso encontro na lua nova de março será dia 22 (quinta-feira) ás 20hs. É o Círculo de ABERTURA DO ANO. CONVIDEM AS AMIGAS, compareçam se possível de saia, tragam um lanchinho para compartilhar no encerramento do encontro.

Aguardo vocês, vai ser muito lindo!

Mudanças no Corpo Durante a Gravidez

Estar consciente das mudanças ocorridas no corpo durante a gravidez é um dos caminhos mais seguros para viver essa fase com bastante tranqüilidade. A gestante precisa estar preparada para viver este período com tranqüilidade e conhecer os sintomas, alterações e as situações em que, consultar o seu médico, é o melhor caminho a seguir.

Algumas situações poderão servir como uma fonte permanente de informação durante os nove meses da gravidez.

Azia e prisão de ventre

A alteração hormonal que ocorre durante a gravidez interfere na produção de enzimas digestivas e no peristaltismo intestinal e em conseqüência, a digestão fica mais lenta e a azia e a prisão de ventre se tornam inevitáveis.

Uma dieta leve, com bastante fibra, líquidos e frutas (as menos ácidas como mamão, melão, ameixa, figo, por exemplo), muitas resolvem o problema. Nestes casos é bom lembrar que a automedicação é perigosa . Os medicamentos, mesmo os mais inofensivos, só devem ser tomados a conselho médico.

Inchaço

Um ligeiro inchaço é normal e previsível. No entanto, se a retenção de água estiver sendo excessiva, deve-se comunicar ao médico para evitar problemas mais sérios, como, por exemplo, sua associação com a hipertensão. É uma situação que exige cuidados. A medicação e/ou orientação médica adequada tem o objetivo de normalizar a situação.

Câimbras e Cólicas

No caso das câimbras, uma avaliação médica é fundamental para avalizar ou corrigir este problema, que geralmente ocorre em conseqüência do edema gestacional e/ou déficit alimentar em cálcio, potássio, etc.

Já em casos de cólica, o médico lembra que não é um sinal de aborto, mas é o tipo de sintoma que a mulher grávida no 1º. trimestre deve procurar o seu médico. Em alguns casos, as cólicas e dores abdominais são sintomas que poderão ser observados durante toda a gestação e sem nenhuma repercussão à gravidez.

Sangramento

Ocorrendo no início da gravidez pode se tratar de ameaça de abortamento ou sangramento de implantação do embrião. Nesse caso é bom avisar o médico e checar a necessidade de uma verificação rápida. Fique atenta. O sangramento requer cuidado imediato.

Enjôo e Vertigens

Comum nos três primeiros meses de gravidez, o enjôo é uma das primeiras manifestações de que o organismo está passando por transformações. Pode ser causado pelas alterações hormonais, pelo aumento dos ácidos estomacais e até por fatores psicológicos.O enjôo só deve ser causa de preocupação, quando seguido de vômitos incoercíveis.

Este não é um sintoma freqüente, mas pode ocorrer. Cada mulher tem um ritmo para se adaptar a nova situação. Pequenas vertigens podem ser apenas sinal de que o organismo está precisando de um pouco mais de tempo para se adaptar. Na consulta de pré-natal, não esqueça de relatar este sintoma.

Corrimento

É uma reação comum do organismo feminino às alterações que o meio vaginal sofre durante a gravidez. Não é sinal de nenhuma irregularidade, mas deve ser tratado com atenção.

Cáries

Há alguns anos atrás, o problema de fragilidade dentária das grávidas esteve ligado a uma possível perda de cálcio. Hoje, através de estudos mais recentes liga-se este fato a uma alteração na saliva que pode desencadear um processo de cáries, gengivas inchando e sangrando através da ação dos hormônios.

Bebê Tranqüilo

Os primeiros movimentos fetais são esperados com ansiedade pelas futuras mães, que geralmente ocorrem em torno da 18ª. a 22ª. semana de gestação. Em alguns casos, mães inexperientes podem demorar mais tempo para sentir as acrobacias do bebê. Mas depois de já mexer com regularidade, o bebê se aquietar, comunique com o seu médico. Existem exames simples e rápidos como, por exemplo, à ultra-sonografia que checam o bem-estar do feto e garantem a tranqüilidade da futura mãe, ressalta o ginecologista.

Fique alerta

Todas as mulheres grávidas apresentando sintomas como sangramento ou perda de líquido vaginal, alterações abdominais e/ou contrações uterinas intensas, dores de cabeça intensa e freqüente, parada de movimentos fetais e edemas de membros inferiores, mãos e face, devem procurar imediatamente um serviço de assistência médica. Além disso, os médicos advertem quanto aos perigos do fumo durante a gravidez, o alcoolismo e com relação ao uso de drogas, porque além de comprometer a mãe, comprometerá radicalmente o desenvolvimento do bebê.

Copyright 2000 eHealth Latin America

A informação contida nesta notícia não substitui o aconselhamento médico. Sempre procure por seu médico antes de iniciar qualquer tratamento ou quando tiver qualquer dúvida acerca de uma condição clínica. Nenhuma das informações disponibilizadas por este Serviço tem a finalidade da realização de diagnósticos ou orientação de tratamentos. O objetivo deste Serviço é unicamente de disseminar a informação de saúde ao público em geral, e NÃO SE DESTINA A NENHUM PROFISSIONAL DA ÁREA DE SAÚDE.

Se algum artigo neste blog estiver como "autoria desconhecida" e você souber informar, agradecemos e faremos a devida correção. Solicitamos também que, ao ser extraída qualquer informação desta página, seja adicionada à devida autoria ou endereço:
http://clafilhasdalua.blogspot.com/