30 de nov de 2010

Dicas naturais para evitar desconfortos na Menopausa

  Dicas para os chás:
- não ferver;
- abafar por 10 a 15 min.;
-   não tomar junto com as refeições;
-   não tomar por mais de 21 dias (parar por 7 dias e retomar , se for o caso)
-  fazer em recipiente de vidro, barro (não fazerm em alumínio nem plástico)

     Receitas:  

Para  Reposição hormonal, insônia / fogachos:
v      Chá de amora, salvia e framboesa: 1 colh. (chá) de cada planta para 1 xíc. de água (este chá vai dar três xícaras por dia)
v      Alcínia ou Tripa de Galinha
v      Linhaça em óleo
v      Cimicifuga Racemosa ou Clifemin, da Herbarium ou Aplause 20mg
v      Chá da Folha de Alface (p/ insônia)
v      Erva doce, cidreira e hortelã: 1 colh. (chá) de cada  planta para 3 xíc. (cafezinho) de água; tomar 1 xíc a cada hora antes de dormir
v      Valeriana Oficinalis ou Erva de São João (tanto para ficar desperta durante o dia, como para dormir à noite) - modulador do humor;
v     1/3 de maçã (deixar ferver por 1 min.), juntar 4 fls de alface, e 3 fls erva cidreira ou melissa (p/ insônia)
v      Técnica de respiração: respirar tapando a narina esquerda  por 9X; voltar a respirar normalmente e depois fechar de novo a narina esquerda

Para memória:
v      Alecrim: 5 fls. de alecrim (a folha é a unidade, não é um galhinho com 5 un.) para 1 xíc. de água; tomar 2 a 3 X ao dia
v     Chá de  Amora
v      Comer amora, morango, uva, feijão, mertilo, castanha do pará e damasco

Para libido:
v      Tribulus Trichuris ou Androsten, da Herbarium
v      Suco: 1 tomate, 1 cenoura e 1 colh. (sopa) de salsinha

Para lubrificação:
v      Óleo de coco ou Gui: passar no local
v      Orégano: 2 colh. (café) para 1L de água; ferver e fazer banho de assento (também para cistite repetitiva).

Para depressão:
v      Hipericum
v      Hipericum, camomila, flor de jasmin, anis estrelado e melissa: 1 xíc. contendo as ervas em partes iguais, para 1l de água; tomar 4 xíc. por dia (por 21 dias, parar 7 dias, e retomar)

Para cistite:
v      Cranberry ou mertilo (chá)

Para cálculo renal:
v      Rabanete com casca: cortar em tiras finas e colocar em um copo com água à noite, com 1 colh. de açúcar e tapar; na manhã seguinte tomar a água, dispensando os rabanetes; fazer por 7 dias

Para candidíase:
v      Borato de sódio a 3%
v      Biovicerin – injetar com seringa na vulva 2 X por semana.

Encontro na Lua Nova de dezembro - Círculo Sagrado de Visões Femininas

Mulheres de Porto Alegre, Região Metropolitana e ás guerreiras determinadas que vem de longe...
Espero vocês no Espaço Rapa Nuy no domingo (04/12/2010), ás 18h, para nosso encontro mensal de Lua Nova.
Beijinhos lunares,
 Ana Andrade

Menstruação

Olá meninas, mulheres, irmãs... compartilho o texto que recebi esta semana de uma irmã que tem buscado a si mesma nos Círculos Femininos e como estou sangrando nesta lua minguante faço minhas as palavras de Lydiah de Arddhu, abaixo.
Beijos rubros,
Ana Andrade 

LUA MINGUANTE no céu... eu vivenciando minha totalidade, sorvendo do que me oferecem os muitos mundos... e menstruada.
Os que conhecem e/ou praticam a Antiga Religião, o Sagrado Feminino, sabem o que esta mesma trindade pode fazer.
Um tempo em que o Feminino mergulha em todos os meus espaços e me faz mais bruxa do que em qualquer outro tempo.
Os que não conhecem e/ou praticam a Antiga Religião podem ficar horas e horas tentando encontrar a razão e, ainda sim, terminar por não encontrá-la.
A modernidade ensina às mulheres que menstruar é algo sem sentido quando não há o propósito de engravidar - e muitos médicos conceituados desenvolvem tratamentos eficazes a fim de livrar suas pacientes de tamanho incômodo. Céus!
Como as mulheres abrem mão de sua essência e poder com tanta facilidade!
Dentro da Antiga Religião, mulheres, bruxas, sacerdotisas, todas são criaturas poderosas. Mas em nenhum momento tal poder é tão gigantesco quanto no período menstrual.
Algumas (ou muitas) de nós ainda regam a terra com seu sangue menstrual, proporcionando o alimento energético feminino ao planeta.
Algumas (ou muitas) de nós ainda separam parte do sangue menstrual para a unção de objetos, lugares sagrados e pessoas queridas.
Algumas (ou muitas) de nós ainda vivencia plenamente a sabedoria do tempo menstrual, certa de que o sangue sagrado é seu aliado em todos os planos.
Alguns (ou muitos) dos nossos homens ainda anseiam pelo nosso período menstrual como quem anseia pela própria seiva da vida.
Alguns (ou muitos) dos nossos homens ainda reverenciam nosso período menstrual e todo o poder contido nele, traduzido em nossas palavras e atitudes.
Alguns (ou muitos) dos nossos homens ainda reservam para o período menstrual suas melhores performances  - mágicas e sexuais.
Mas somos apenas bárbaros... criaturas ultrapassadas sem qualquer noção dos incríveis avanços científicos... sendo assim, nem vale à pena as mulheres modernas deixarem de lado seus comprimidos antimenstruação... nem vale à pena os homens modernos deixarem de lado a idéia de que menstruação é sinônimo de transa incompleta e enfadonha... nem vale à pena.
Sejam a modernidade plena, enquanto eu vivencio plenamente a minha totalidade.

Lydiah de Arddhu


24 de nov de 2010

Temazcal - Uma terapia poderosa no tratamento de muitas doenças


O Temazcal é uma terapia poderosa no tratamento de muitas doenças e queixas, tanto aguda como crônica. Um dos usos mais comuns do Temazcal no México é para as condições das mulheres relacionadas com a infertilidade, menstruação, gravidez, parto e a tradicional quarentena (quarenta dias que se segue ao parto), bem como para promover o fluxo de leite.

Na classificação tradicional de condições, a maioria dos problemas associados ao sistema reprodutor feminino são consideradas como sendo causadas pelo frio, e para estes, o Temazcal maravilhosamente tem efeito de aquecimento. Ela aquece os ovários, trompas e útero, e 'move' o sistema hormonal. Uma série de banhos de suor são feitos com ervas de natureza quente, adequada para estes problemas. É recomendado mulheres se banhar no Temazcal para regular qualquer problema menstrual.

O Temazcal geralmente não é recomendada durante a menstruação em si, mas tem efeito salutar no período pré-menstrual para evitar dor, TPM, irregularidade, e cistos de ovário, assim como a infertilidade. Sabe-se de um grande número de "bebés Temazcal". Estes foram todos os nascidos de mulheres que entraram para o banho de suor por outras razões, e mais tarde confessaram que estavam tentando engravidar há algum tempo, sem sucesso... o Temazcal as curou de suas dificuldades.

Muitas mulheres sofrem de ciclos menstruais irregulares, isto pode ser causado por níveis de estresse e ansiedade, mudança de dieta ou questões relacionadas a alimentação, doenças ou desequilíbrios fisiológicos, por exemplo, a condição da tireóide / desequilíbrio hormonal, entre outros. A prática de Temazcal pode ajudar a aliviar o sistema nervoso, relaxando os participantes em um estado de bem-estar, induzida pelo abraço de um ventre quente como o espaço. É um espaço que permite e incentiva uma introspectiva viagem individual ao trabalho através de quaisquer questões emocionais e ansiedades. O calor induzido estimula o sistema glandular, em especial a pituitária e glândula pineal. Também estimula a circulação sanguínea profunda e superficial e relaxa os músculos, o que ajuda a equilibrar todas as eventuais irregularidades do organismo.

No caso dos cistos de ovário, Dr. Alba (Instituto Mexicano de Medicinas Tradicionales Tlahuilli) nos traz um exemplo: “tratamos de uma mulher cujo um cisto no ovário, de acordo com os relatórios médicos, estava em volume maio do que o seu útero. Ela passou por uma série de banhos nos Temazcallis, ao final dos quais, o cisto tinha sido reduzido a um quinto do tamanho que tinha sido originalmente publicado, e uma operação indesejada tinha sido evitada”.

Várias observações parecem necessárias em relação a este caso. O primeiro é que era necessário, para obter resultados positivos, uma série de banhos. Isso é quase sempre o caso quando uma condição médica séria está sendo tratada, um único banho ou poucos banhos raramente é suficiente. Neste caso, juntamente com as plantas medicinais que foram usadas no banho em si, outras foram prescritas a serem tomadas pela paciente entre os banhos. Além disso, como terapia de apoio, a acupuntura foi administrada. A correta combinação de terapias complementares, juntamente com uma série de banhos de vapor, pode se tornar eficaz no caso de situações difíceis.

O Temazcal é também amplamente utilizado durante a gravidez e no parto, embora para estes fins, não se torna tão quente como é habitual. No México, nascimentos são frequentemente atendidos dentro do Temazcal quente por uma parteira tradicional. Não só o calor ajuda a acelerar o trabalho, mas o bebê nasce então em um ambiente que não é tão radicalmente diferente daquele de onde veio.

Durante a gravidez, a massagem pode ser realizada com a mãe dentro do banho, aproveitando o relaxamento muscular produzido pelo calor, para manipular externamente o feto que está em uma posição ruim ou está causando desconforto para a mulher grávida. O banho quente pode ser utilizado para acelerar o parto que está indo devagar ou para tornar o trabalho mais forte e mais regular. Ele ajuda a reduzir o sangue após o nascimento.

O Temazcal também tem ótimo efeito para a mamãe após o parto, para acalmar as dores, eliminar toxinas, evitar a febre puerperal e promover o fluxo de leite. Muitas vezes, a criança também é introduzida na Temazcal quente, junto com a mãe.

O Temazcal é uma recriação desse espaço útero. É um escuro, quente e úmido espaço pequeno. A forma de entrada é baixa, e assim deve-se entrar de joelhos, numa posição humilde para entrar neste pequeno espaço sagrado. A escuridão é muitas vezes acompanhada de medo, medo do medo, do desconhecido, daquilo que não podemos ver .... Até que nos acostumamos com a escuridão, e somos capazes de abraçá-la com familiaridade, como o lugar seguro de onde viemos, e somos capazes de nos sentir seguras, assim que largamos as idéias que nos aprisionam. A escuridão pode ser confrontada, somos despojadas de distrações e ficar cara a cara com nós mesmas nos faz olhar para dentro. Esta janela para dentro de nós mesmas nos capacita limpar-nos do que não nos serve mais, de voltar a nós mesmas e conectar com tudo o que É.

Junto com todos os atributos fisiológicos de limpeza que o Temazcal detém, é um espaço de purificação emocional e espiritual. O Temazcal nos oferta um abraço maternal e na libertação do vapor se ouve a respiração das avós, e com elas a lembrança de nossa primeira/própria respiração. A saída deste pequeno espaço íntimo é novamente de joelhos, de cabeça, virado para baixo, como uma criança nasce. Esta saída é o ato de renascimento, limpo e fresco para o mundo físico, mais uma vez.

A prática Temazcal também libera íons negativos no ar que ajudam a aumentar a energia, aliviar a depressão e aliviar o stress. Os íons negativos são moléculas que ganharam ou perderam uma carga elétrica. Elas são criadas através de moléculas de ar quebrando, isso pode ser devido ao sol, a radiação, ou, no caso da Temazcal, através do movimento do ar e da água. Uma vez que os íons negativos atingem a corrente sanguínea, acredita-se que eles produzem reações bioquímicas que aumentam os níveis de serotonina humor, portanto, o Temazcal pode ser uma ferramenta poderosa para qualquer estado de espírito ou questões relacionadas com o stress. Ser capaz de relaxar e se concentrar em si mesmo cria uma grande sensação de bem-estar.


Fonte de pesquisa:
Tlahui - Medic n º 29, I/2010
www.tlahui.com/temaz2.htm
www.tlahui.com/medic/medic29/temazcal_fertility.htm

Imagens google
Foto Ana Andrade - Temazcal no Espaço Rapa Nuy - POA/RS

23 de nov de 2010

Temazcal para Mulheres - dezembro 2010

Clique na imagem para ampliar

Olá amadas, trago este convite muito especial...
Dia 05/12/2010 - última Lua Nova do ano gregoriano
Nos reuniremos as 18h no Círculo Sagrado de Visões Femininas, mas podemos passar o dia juntas!!! Estarei realizando durante o dia um TEMAZCAL (Tenda do Suor), com o propósito de Purificação e Renovação, mas também com um intento de curar relações de parto... nossos partos enquanto filhas, nossos partos enquanto mães!

A primeira Ronda será dedicada para as mamães e seus filhotes (bebês de colo, meninos até 8 anos de idade e meninas que ainda não entraram na menarca). A Tenda será levente aquecida na primeira porta.

Para as mulheres que participarem do Temazcal a contribuição do Círculo Sagrado de Visões Femininas é espontânea.

Beijo no coração de todas,
Ana Andrade

18 de nov de 2010

Oração à PACHAMAMA, a Sagrada Mãe Terra

 

Abençoado seja o Filho da Luz que conhece sua Mãe Terra, pois é Ela a doadora da Vida
Saibas que a sua Mãe Terra está em ti e tu estás Nela
Foi Ela quem te gerou e te deu este corpo que um dia tu lhe devolverás

 

Saibas que o sangue que corre nas tuas veias nasceu do sangue da tua Mãe Terra
O sangue Dela cai das nuvens, jorra do ventre Dela borbulha nos riachos das montanhas, flui abundantemente nos rios das planícies

 

Saibas que o ar que respiras nasce da respiração da tua Mãe Terra
O alento Dela é o azul celeste das alturas do céu e os sussurros das folhas da floresta

 
Saibas que a dureza dos teus ossos foi criada dos ossos de tua Mãe Terra
Saibas que a maciez da tua carne nasceu da carne de tua Mãe Terra


A luz dos teus olhos, o alcance dos teus ouvidos
Nasceram das cores e dos sons da tua Mãe Terra que te rodeiam como as ondas do mar cercando o peixinho, como o ar tremelicante sustenta o pássaro 

                                                                                                         
Tu és um com tua Mãe Terra
Ela está em ti e tu estás Nela
Dela tu nasceste, Nela tu vives e para Ela voltarás novamente

Segue portanto as suas leis
pois teu alento é o alento Dela
teu sangue o sangue Dela
teus ossos os ossos Dela
tua carne a carne Dela
teus olhos e teus ouvidos são Dela também
 

 Aquele que encontra a paz na sua Mãe Terra não morrerá jamais
Conhece esta paz na tua mente
Deseja esta paz ao teu coração
Realiza esta paz com o teu corpo. 

(Edmond Szekelyi- Evangelho dos Essenios)

A Deusa está presente em toda a manifestação

As representações da Deusa datam de muito antes do alvorecer do atual ciclo de civilização. Desde o início da consciência, o homem já cultuava a Divindade no seu aspecto feminino, visto que o macho era apenas uma espécie de estimulador do poder criativo. Por isso a Deusa foi a primeira divindade a ser cultuada desde as mais remotas culturas, representando a fertilidade e o lado feminino da Natureza, como Fonte Criadora Universal.

Então todas as representações pictóricas comprovam uma cosmogonia centrada no Feminino.

Representa a totalidade da criação e a unidade da Vida. Suas múltiplas manifestações recriam o eterno ciclo de nascimento, crescimento, morte e renascimento.

Ela tem sido reverenciada e amada sob inúmeros aspectos e, fundamentalmente, como a própria Terra. A sua presença é a mais fortemente arraigada no inconsciente coletivo e tem originado os mais diversos mitos, onde a donzela pura, a moça sedutora, a mãe consoladora, a fêmea nutriente, a guerreira protetora, a velha sábia, representam aspectos de uma única divindade incorporando o Eterno Feminino. Várias deusas têm sido celebradas através da história, no panteão de todas as religiões, como representações da Grande Mãe.

Dentro da concepção xamânica tudo se interliga neste organismo vivo e vibrante , a Mãe Natureza. Nesta teia sistêmica, um afeta o todo e o todo afeta a um; todos somos codependentes. Nós somos Gaia, Pachamama, a Mãe Terra, que vive em cada um de nós.

Em seu aspecto como Rainha da Floresta, ela é aquela que nos alimenta, nutre e sacia. Cura e ensina, sempre através do vegetal. Pelo seu ventre encarnamos em matéria e pelo seu ventre retornaremos ao plano espiritual.

A doutrina cristã articulada por Paulo de Tarso, com um cunho claramente machista, de início tentou, mas não logrou apagar a presença do Eterno Feminino no coração da humanidade. Como os povos, mesmo depois de convertidos, não esqueciam a Grande Mãe através das diversas Deusas, no primeiro Concílio de Éfeso ( no ano 415), à título de compensação, foi concedido à mãe de Jesus o título de Santa Maria "Mãe de Deus". Este foi o resultado, não de respeito pelo feminino, mas consequencia de uma pressão popular que ameaçava de queimar vivos os membros do Concílio.

Independente da devoção à Maria mãe de Jesus, no seio dos Cristianismos Romano e Ortodoxo, a mulher continuou sendo discriminada e relegada a um plano de inferioridade diante do masculino. Encarada como sedutora responsável pela "perdição" do homem e incitadora da prática sexual - considerada pecaminosa - passou a ser agregada como "um mal necessário" ao mundo masculino e não reverenciada como sagrada geradora da Vida.

Como o Catolicismo não podia tolerar qualquer doutrina ou sociedade que, de alguma forma, cultuassem o Divino Feminino, transformaram em bruxaria e práticas diabólicas, rituais ligados à Natureza. Queimaram vivas, a pretexto de feitiçaria, centenas de mulheres que detinham um saber informal ligado à Medicina Sagrada das plantas, da astrologia e dos oráculos. Já os protestantes, seguiram ignorando o aspecto feminino da Divindade, cultuando apenas um Criador masculino e seu filho único, encarnado em corpo humano e também masculino.

Maria de Nazaré, como Mestre Ascencionada da Grande Loja Branca e alheia as contendas sectárias que envolverm as instituições religiosas, optou por cumprir a missão de Mãe da Humanidade, dispensando Amor Incondicional a todos os filhos da Terra, sendo o único Ser capaz de aliviar o peso das suas dívidas cármicas.

Pela capacidade de gerar a vida, desde os primórdios a mulher foi envolvida por um halo de encanto, especialmente porque, embora sangrando mensalmente, não morria. E todos estavam cientes de que todo o necessário para que a vida fosse mantida, vinha direta ou indiretamente da Terra.
Ao notar que a gravidez humana durava dez luas (lunações) e ainda, o período de colheita também obedecia a um ciclo de 13 lunações, estabeleceram conexão da mulher com a Lua.

A Deusa Lua passou a ser cultuada em três aspectos: a Donzela, que corresponde à Lua Crescente, a Mãe que corresponde à Lua Cheia, e a Anciã, expressa o simbolizando a na Lua Minguante.

A donzela significa o início, tudo o que vai crescer, o apogeu da juventude, as sementes plantadas que começarão a germinar, a Primavera, os animais no cio e seu acasalamento. Ela é a Virgem, não só fisicamente, mas em todo potencial de iniciar e chegar à auto-suficiência.

Como Deusa Mãe ela atinge sua plenitude. Significa abundância, proteção, procriação, nutrição ; os animais parindo e amamentando, as espigas maduras, a prosperidade, a idade adulta. Ela é a Senhora da Vida, a sua face se apresenta em plenitude.

Por fim, como Deusa Anciã, é a Mulher Sábia, aquela que atingiu a menopausa e não mais verte seu sangue, tornando-se assim mais poderosa por isso. Simboliza a paciência, a sabedoria, a velhice, o anoitecer. A Anciã também é a Deusa em sua face Negra da “ceifeira”, a Senhora da Morte, fechando e perpetuando o eterno ciclo dos renascimentos. A Senhora da Sombra, a Guardiã das Trevas e Condutora das Almas é essencial em nossos processos vitais. 

17 de nov de 2010

Estudo liga uso prolongado de paracetamol e outros analgésicos na gravidez a malformações em meninos

O uso prolongado de paracetamol e outros analgésicos durante a gravidez pode trazer riscos à saúde de  bebês meninos, segundo especialistas.
 
A criptorquidia afeta um em cada 20 meninos na Grã-Bretanha

Um estudo feito por cientistas da Dinamarca, Finlândia e França vinculou a ingestão desses medicamentos a um maior número de nascimentos de bebês com criptorquidia. Bebês que nascem com esse distúrbio – também conhecido como testículo ectópico – apresentam o testículo escondido ou fora do lugar. A  criptorquidia está associada à infertilidade e ao câncer no final da vida.

De maneira geral, a orientação médica para mulheres grávidas é que, quando possível, evitem tomar  analgésicos.

(Reportagem de Michelle Roberts, da *BBC News*, com informações adicionais do EcoDebate.)

O novo estudo, publicado na revista científica Human Reproduction, levou especialistas a pedir que mais  pesquisas sobre o assunto sejam feitas o quanto antes. Eles recomendaram às mulheres grávidas, no entanto, que o uso de analgésicos para uma dor de cabeça ocasional não deve causar mal ao bebê.

O serviço nacional de saúde britânico, o NHS, aconselha que mulheres evitem tomar remédios durante a  gravidez, mas permite o uso do paracetamol em doses pequenas e durante períodos curtos para aliviar a dor.

Mais da metade das mulheres grávidas na Europa e nos EstadosUnidos admitiram tomar analgésicos  moderados.

Estudo:
Mais de duas mil mulheres grávidas e seus filhos participaram do novo estudo.

Os pesquisadores concluíram que as mulheres que usaram mais de um analgésico simultaneamente, como por exemplo o paracetamol e o ibuprofeno, apresentaram sete vezes mais riscos de ter filhos com algum tipo de criptorquidia do que as mulheres que não tomaram nenhum analgésico.

O segundo trimestre, de 14 semanas a 27 semanas de gestação, pareceu ser um período particularmente  sensível.

Riscos Maiores

O uso de qualquer analgésico nessa fase da gravidez foi associado a um risco dobrado de nascimentos com criptorquidia. Outros tipos de analgésicos, como o ibuprofeno e a aspirina, foram vinculados a riscos quatro vezes maiores.
O paracetamol usado sozinho também pareceu aumentar os riscos, mas o resultado foi pouco significativo em termos estatísticos.
O uso simultâneo de mais de um analgésico, incluindo o paracetamol, durante o segundo trimestre da gravidez, aumentou os riscos 16 vezes.
Tomar analgésicos por mais de duas semanas também pareceu aumentar os riscos significativamente.

Os pesquisadores suspeitam de que analgéscos interferem na atividade natural dos hormônios masculinos em fetos de meninos, atrapalhando seu desenvolvimento normal. 
Estudos feitos em ratos parecem reforçar essa teoria. O cientista Henrik Leffers, do Rigshospitalet, em Copenhague, liderou o estudo.

“A exposição a perturbadores endócrinos é o mecanismo por trás de um aumento em problemas  reprodutivos entre jovens do sexo masculino no mundo ocidental”, disse Leffers.

“Esse estudo sugere que atenção particular deve ser dada ao uso de analgésicos suaves durante a gravidez, já que isso pode ser uma razão importante desses problemas”.

Apesar de algumas limitações do estudo – por exemplo, algumas mulheres podem não ter lembrado com precisão o número de vezes que tomaram analgésicos – os pesquisadores dizem que suas descobertas indicam que o tipo de aconselhamento dado a mulheres grávidas quanto ao uso de analgésicos deve ser reconsiderado.
Eles solicitaram que sejam feitas mais pesquisas sobre o assunto.

Repercussão

Allan Pacey, especialista em andrologia da Universidade de Sheffield, no norte da Inglaterra, disse: “Há  algum tempo os cientistas se preocupam com a possibilidade de que a exposição da mãe a substâncias  químicas durante a gravidez cause problemas de reprodução em bebês meninos”.

“Entretanto, há relativamente poucos exemplos concretos e muito do trabalho feito até hoje é de fundo  teórico”.
“Isto torna esses estudos um tanto quanto alarmantes, já que eu divido que alguém suspeitasse de que  analgésicos comuns pudessem ter esses efeitos”, disse Pacey.
“Claramente, é prioritário que mais pesquisas sejam feitas”.

O médico Basky Thilaganathan, da Faculdade Real de Obstetrícia e Ginecologia da Grã-Bretanha, disse que as revelações precisam ser interpretadas com cuidado.

Ele explicou: “o estudo mostra uma associação em vez de uma relação causal. É possível as mães tenham  tomado esses analgésicos por causa de alguma doença, por exemplo, uma infecção viral, durante a gravidez. Essa (infecção viral) pode ter sido a causa real dos problemas.”


O estudo “/Intrauterine exposure to mild analgesics is a risk factor for development of male reproductive disorders in human and rat/” está disponível para acesso integral no formato HTML e PDF. Para acessar no formato HTML clique *aqui*.

11 de nov de 2010

Dissolvendo o sofrimento coletivo feminino

Por que o sofrimento é um obstáculo maior para as mulheres?

O sofrimento, em geral, tem um aspecto coletivo e um individual. O aspecto pessoal é o resíduo acumulado de problemas e sofrimentos emocionais que a própria pessoa vivenciou no passado. O aspecto coletivo é o sofrimento acumulado na psique da humanidade por milhares de anos, através de doenças, torturas, guerras, assassinatos, crueldades, loucuras, etc. O sofrimentos de cada um de nós também participa desse sofrimento coletivo. Por exemplo, certas raças ou países, onde ocorrem formas extremas de lutas e de violência, possuem um sofrimentos coletivo mais intenso do que outros. Qualquer pessoa com um forte sofrimento e sem consciência bastante para se desligar dele não só será forçada, de modo contínuo ou periódico, a reviver o sofrimento emocional, mas também pode facilmente se tornar autor ou vítima da violência. Por outro lado, essas pessoas também podem estar potencialmente mais próximas da iluminação. Claro que esse potencial nem sempre se realiza, mas, se você tiver um pesadelo, provavelmente terá mais motivos para despertar do que alguém que acabou de ter um sonho comum sobre as dificuldades da vida.
Além do sofrimento pessoal, cada mulher tem participação naquilo que pode ser descrito como o sofrimento feminino coletivo, a menos que ela esteja plenamente consciente. Consciente no sofrimentos acumulado vivido por cada mulher, em parte pela dominação dos homens sobre as mulheres, pela escravidão, exploração, estupro, partos, perda dos filhos, etc., durante milhares de anos.



O sofrimento físico e emocional, que para muitas mulheres precede e coincide com o fluxo menstrual, é o sofrimento em seu aspecto coletivo despertando da sua dormência naquele momento, embora possa ser detonado também em outras ocasiões. Ele restringe o livre fluxo de energia vital através do corpo, da qual a menstruação é uma manifestação física. Vamos nos deter um pouco neste assunto e ver como pode se tornar uma oportunidade para a iluminação.
Com frequência, a mulher é "dominada" pelo sofrimento físico e emocional nesse período. Ele tem uma carga energética poderosa, que pode facilmente empurrá-la para uma identificação inconsciente com ele. Você é, então, possuída por um campo de energia que ocupa o seu espaço interior e finge ser você - mas não é você de jeito nenhum. Ele fala através de você, age através de você, pensa através de você. Vai criar situações negativas em sua vida de tal modo que ele possa se alimentar da energia. Este porcesso pode ser viciosos e destrutivo. É o sofrimento puro, o sofrimento do passado, e não é você.
O número de mulheres que estão se aproximando do estado de consciência plena já ultrapassa o dos homens e vai crescer ainda mais rápido nos próximos anos. Os homens poderão alcançá-las no final, mas por um tempo considerável haverá uma distância entre a consciência masculina e a feminina. As mulheres estão recuperando a função que é um direito natural delas: ser uma ponte entre o mundo manifesto e Não Manifesto, entre a materialidade e o espírito.
A sua tarefa principal agora, como mulher, é transformar o sofrimento de forma que ele não mais se interponha entre você e o seu verdadeiro eu interior. Naturalmente, você também tem de lidar com o outro obstáculo à iluminação, que é a mente pensante, mas a presença intensa que você produz quando lida com o sofrimento também vai libertá-la da identificação com a mente.
A primeira coisa para lembrar é que, enquanto você construir a sua identidade em função do sofrimento, não conseguirá se livrar dele. Enquanto investir uma parte do seu sentido de eu interior no seu sofrimento emocional, você vai resistir ou sabotar, inconscientemente, cada tentativa para curar o sofrimento. Por quê? Porque você quer se manter inteiro e o sofrimento se tornou uma parte essencial de você. Esse é um processo inconsciente e o único caminho para superá-lo é torná-lo consciente.
Perceber, de repente, que você está ou tem estado presa ao sofrimento pode lhe causar um choque. No momento em que percebe isso, você acabou de romper com a ligação. O sofrimento é um campo de energia, quase como uma entidade que se alojou temporariamente no seu espaço interior. É a energia da vida que foi aprisionada, uma energia que não está mais fluindo. Claro que o sofrimento está ali por causa de certas coisas que aconteceram no passado. Ele é o passado vivo em você. E, se você se identifica com ele, se identifica como o passado. Uma identidade-vítima acredita que o passado é mais poderoso que o presente, o que não é verdade. É a crença de que outras pessoas e o que fizeram a você são responsáveis pelo que você é hoje, pelo seu sofrimento emocional, ou por sua incapacidade de ser o verdadeiro eu interior. A verdade é que o único poder está bem aqui neste momento: o poder da sua presença. Uma vez que saiba disso, perceberá também que só você é responsável pelo seu espaço interior neste momento e que o passado não consegue prevalecer contra o poder do Agora.

Algumas mulheres, conscientes o bastante para abandonar a identidade de vítima no nível pessoal, ainda estão presas a uma identidade coletiva de vítima, atribuem ao que "os homens fizerma às mulheres". Elas estão certas, mas também estão erradas. Estão certas porque o sofrimento coletivo feminino é, em grande parte, decorrente da violência masculina infligida às mulheres, bem como da repressão dos princípios femininos por todo o planeta, durante milênios. Estão erradas se extraírem o sentido do eu interior desse fato e, assim, se mantiverem aprisionadas em uma identidade coletiva de vítima. Se uma mulher continua agarrada à raiva, a ressentimentos ou condenações, ela continua agarrada ao seu sofrimento. Isso pode dar a ela um reconfortante sentido de identidade, de solidariedade com outras mulheres, mas a mantém escravizada ao passado e bloqueia um acesso integral à sua essência e ao poder verdadeiro. Se as mulheres se afastam dos homens, favorecem um sentido de separação e, portanto, um fortalecimento do ego. E quanto mais forte o ego, mais distante você está da sua verdadeira natureza.
Assim, não use o sofrimento para criar uma identidade. Use-o, em vez disso, para a iluminação. Transforme-o em consciência. Uma das melhores épocas para fazer isso é durante a menstruação. Acredito que, nos próximos anos, muitas mulheres irão atingir o estado de consciência plena durante esse período. Normalmente, esse é um tempo de inconsciência para muitas mulheres, porque são dominadas pelo sofrimento coletivo feminino. Entretanto, você pode reverter isso uma vez que tenha alcançado um determinado nível de consciência, e assim, em vez de se tornar inconsciente, você fica mais consciente.

Quando você percebe que o período menstrual está se aproximando, antes mesmo de sentir os primeiros sinais do que é comumente chamada tensão pré-menstrual, o despertar do sofrimento coletivo feminino, mantenha-se muito alerta e ocupe o seu corpo o mais que puder. Quando o primeiro sinal aparecer, você vai precisar estar bastante alerta para agarrá-lo, antes que ele domine você. Por exemplo, o primeiro sinal pode ser uma grande e súbita irritação ou um lampejo de raiva, ou simplesmente um sintoma físico. Seja lá o que for, agarre-o antes que ele domine o seu pensamento ou comportamento. Isso significa simplesmente colocar o foco da sua atenção sobre ele. Saber que se trata do sofrimento e, ao mesmo tempo, ser o conhecedor, o que significa perceber a sua presença consciente e sentir o seu poder. Qualquer emoção cede e se transforma quando colocamos a presença sobre ela. Se for um simples sintoma físico, a atenção que você der a ela vai evitar que se transforme em uma emoção ou em um pensamento. Continue então alerta e espere pelo próximo sinal de sofrimento. Quando ele aparecer, agarre-o de novo, do mesmo jeito que antes.
Mais tarde, quando o sofrimento tiver despertado totalmente do seu estado de dormência, você poderá vivenciar uma considerável turbulência em seu espaço interior por uns momentos, talvés até por alguns dias. Qualquer que seja a forma que ele tome, esteja presente. Dê a ele sua atenção completa. Observe a turbulência dentro de você. Perceba que ela está lá. Sustente o conhecimento e seja o conhecedor. Lembre-se: não permita que o sofrimento use a sua mente e domine o seu pensamento. Observe-o. Sinta a energia de modo direto, dentro do seu corpo. Como você já sabe, a atenção completa significa aceitação completa.
Através de uma atenção continuada e, portanto, da aceitação, vem a transformação. O sofrimento se transforma em uma consciência radiante, assim como um pedaço de lenha colocado dentro do fogo se transforma em fogo. A menstruação irá então se tornar, não só uma expressão de alegria e realização da sua feminilidade, mas também um tempo sagrado de tranformação, quando você faz nascer uma nova consciência. A sua verdadeira natureza então reluz lá fora, tanto em seu aspecto feminino com a Deusa quanto em seu aspecto transcendental do Ser que ultrapassa a dualidade masculino/feminino.
Se o seu parceiro for consciente, pode ajudar você a praticar o qua acabei de descrever, sustentando a frequência da intensa presença, nessa hora em especial. Se ele permanecer presente, sempre que você voltar a se identificar inconscientemente com o sofrimento, o que pode e vai acontecer a princípio, você será capaz de se juntar rapidamente a ele no estado de presença. Isso significa que sempre que o sofrimento dominar você, seja durante a menstruação ou em outras ocasiões, o seu parceiro não vai confundi-lo com quem você é. Mesmo que o sofrimento o ataque, como provavelmente acontecerá, ele não vai reagir como se fosse você, ou se retirar ou apresentar algum tipo de defesa. Ele vai sustentar o espaço da presença intensa. Nada mais é necessário para a transformação. Em outras vezes, você será capaz de fazer o mesmo por ele ou de ajudá-lo a recuperar a consciência, retirando-a da mente ao desviar a atenção para o aqui e agora, quando ele ficar identificado com o pensamento.
Assim, um campo permanente de energia de alta frequência vai aparecer entre vocês. Nenhuma ilusão, sofrimento, disputa, nada que não seja vocês, nada que não seja amor poder sobreviver dentro dele. Isso siginifica a ralização do divino, o propósito transpessoal do seu relacionamento.

(Extraído do livro: O Poder do Agora - Eckhart Tolle)

10 de nov de 2010

Por que as mulheres estão mais próximas da Iluminação?

Olá belas almas, compartilho trechos de um livro "delicioso" que, diga-se de passagem, ótimo presente para quem quer que seja: O PODER DO AGORA - Eckhart Tolle (editora Sextante).
Bioabraço a todas,
Ana Andrade

Por que as mulheres estão mais próximas da Iluminação?

Os obstáculos para a iluminãção são os mesmos para homens e mulheres? São, mas com uma ênfase diferente. De uma maneira geral, é mais fácil para uma mulher sentir e estar em seu corpo, e, portanto, ela é naturalmente mais próxima do Ser e potencialmente mais próxima da iluminação do que o homem. Essa é a razão pela qual muitas culturas antigas instintivamente escolhiam figuras ou analogias femininas para representar ou descrever a realidade transcendental e sem forma. Eram vistas como o ventre que dá à luz a todas as coisas, as sustenta e as alimenta durante a vida como forma. No Tao Te Ching, um dos livros mais antigos e profundos escrito em todos os tempos, o Tao, que pode ser traduzido como o Ser, é descrito como "infinito, eternamente presente, a mãe do universo", Naturalmente, as mulheres estão mais próximas dele do que os homens porque elas "corporificam" o Não Manifesto. Além disso, todas as criaturas e todas as coisas, no final, voltam à Fonte. "Todas as coisas se desfazem no Tao. Só ele permanece". Como a fonte é vista como feminina, ela é representada na psicologia e na mitologia como os lados claro e escuro do arquétipo feminino. A Deusa ou Mãe Divina tem dois aspectos: dá e tira a vida.

Quando a mente tomou o poder e os seres humanos perderam contato com a realidade da essência divina, eles começaram a pensar sobre Deus como uma figura masculina. A sociedade passou a ser dominada pelos homens, e as mulheres foram subordinadas a eles. Não estou sugerindo um retorno às primeiras representações femininas da divindade. Muitas pessoas empregam atualmente a palavra Deusa em vez de Deus. Estão dando uma nova roupagem ao equilíbrio entre homem e mulher, perdido há muito tempo, e isso é bom. Porém, ainda é uma representação e um conceito, talvez com alguma utilidade temporária, assim como um mapa ou um sinal é útil por um tempo, embora funcione mais como um impedimento do que como uma ajuda, quando alguém está pronto para perceber a realidade existente além de todos os conceitos e imagens. O que permanece mesmo verdade, entretanto, é que a frequência de energia da mente parece ser essencialmente masculina. A mente resiste, briga pelo controle, usa, manipula, agride, tenta se apoderar e possuir, etc. Essa é a razão pela qual o Deus tradicional é uma figura patriarcal, uma autoridade controladora, um homem sempre furiosos, que devemos temer, como sugere o Velho Testamento. Esse Deus é uma projeção da mente humana.

Para irmos além da mente e nos religarmos à profunda realidade do Ser, são necessárias qualidades muito diferentes: entrega, não julgamento, uma abertura que permita a vida existir em vez de resistir, a capacidade de sustentar todas as coisas no amoroso abraço do saber. Todas essas qualidades têm muito mais a ver como princípio feminino. Onde a energia da mente é pesada e rígida, a energia do Ser é leve e macia, mas ainda assim é muito mais poderosa do que a mente. A mente governa a nossa civilização, enquanto o Ser é o encarregado de todas as formas de vida em nosso planeta e além dele. O Ser é a própria Inteligência cuja manifestação visível é o universo físico. Embora as mulheres estejam potencialmente mais próximas dele, os homens também conseguem ter acesso a ele, dentro de si mesmos.
Neste momento, a imensa maioria dos homens e das mulheres ainda estão sob o domínio da mente. É ela que impede a iluminação e o florescimento do amor. Como regra geral, o maior obstáculo para os homens tende a ser a mente pensante, enquanto o maior obstáculo para as mulheres é o sofrimento, embora em casos isolados o oposto possa ser verdade, e em outros os dois fatores possam ter o mesmo peso.


(Echhart Tolle - O Poder do Agora - Um guia para a iluminação espiritual)

6 de nov de 2010

Estamos com fome de amor...

(JORNAL O DIA! Arnaldo Jabor)

O que temos visto por ai ???
Baladas recheadas de garotas lindas, com suas danças e poses em closes ginecológicos, cada vez mais siliconadas, corpos esculpidos por cirurgias plásticas, como se fossem ao supermercado e pedissem o corte como se quer... mas???
Chegam sozinhas(os) e saem sozinhas(os)...

Empresários, advogados, engenheiros, analistas, e outros mais que estudaram, estudaram, trabalharam, alcançaram sucesso profissional e, sozinhos(as)...
Tem mulher contratando homem para dançar com elas em bailes, os novíssimos "personal dancer", incrível.

E não é só sexo não!
Se fosse, era resolvido fácil, alguém duvida?
Sexo se encontra nos classificados, nas esquinas, em qualquer lugar, mas apenas sexo!

Estamos é com carência de passear de mãos dadas, dar e receber carinho, sem necessariamente, ter que depois mostrar performances dignas de um atleta olímpico na cama.... sexo de academia...
Fazer um jantar pra quem você gosta e depois saber que vão "apenas" dormir abraçadinhos,
sem se preocuparem com as posições cabalísticas...
Sabe essas coisas simples, que perdemos nessa marcha de uma evolução cega.
Pode fazer tudo, desde que não interrompa a carreira, a produção...
Tornamo-nos máquinas, e agora estamos desesperados por não saber como voltar a "sentir", só isso, algo tão simples que a cada dia fica tão distante de nós...
Quem duvida do que estou dizendo, dá uma olhada nos sites de relacionamentos "ORKUT", "PAR-PERFEITO" e tantos outros, veja o número de comunidades como: "Quero um amor pra vida toda!", "Eu sou pra casar!" até a desesperançada "Nasci pra viver sozinho!"
Unindo milhares, ou melhor, milhões de solitários, em meio a uma multidão de rostos cada vez mais estranhos, plásticos, quase etéreos e inacessíveis, se olharmos as fotos de antigamente, pode ter certeza de que não são as mesmas pessoas, mulheres lindas se plastificando, se mutilando em nome da tal "beleza"...

Vivemos cada vez mais tempo, retardamos o envelhecimento, e percebemos a cada dia mulheres e homens com cara de bonecas, sem rugas, sorriso preso e cada vez mais sozinhos...
Sei que estou parecendo o solteirão infeliz, mas pelo contrário...
Pra chegar a escrever essas bobagens?? (mais que verdadeiras) é preciso ter a coragem de encarar os fantasmas de frente e aceitar essa verdade de cara limpa...
Todo mundo quer ter alguém ao seu lado, mas hoje em dia isso é julgado como feio, démodê, brega, familias preconceituosas...
Alô gente!!! Felicidade, amor, todas essas emoções fazem-nos parecer ridículos, abobalhados...

Mas e daí? Seja ridículo, mas seja feliz e não seja frustrado...
"Pague mico", saia gritando e falando o que sente, demonstre amor...
Você vai descobrir mais cedo ou mais tarde que o tempo pra ser feliz é curto, e cada instante que vai embora não volta mais...
Perceba aquela pessoa que está a seu lado hoje , talvez nunca mais volte a vê-la, ou talvez a pessoa tem nada haver com o que imaginou mas que pode ser a mulher da sua vida...
E, quem sabe ali estivesse a oportunidade de um sorriso a dois...


Quem disse que ser adulto é ser ranzinza ?

Um ditado tibetano diz: "Se um problema é grande demais, não pense nele... E, se ele é pequeno demais, pra quê pensar nele?"
Dá pra ser um homem de negócios e tomar iogurte com o dedo, assistir desenho animado, rir de bobagens e ou ser um profissional de sucesso, que adora rir de si mesmo por ser estabanado...
O que realmente, não dá é para continuarmos achando que viver é out... ou in...
Que o vento não pode desmanchar o nosso cabelo, que temos que querer a nossa mulher 24 horas, maquiada, e que ela tenha que ter o corpo das frutas tão em moda, na TV, e também na playboy e nos banheiros, eu duvido que nós homens queiramos uma mulher assim para viver ao nosso lado, para ser a mãe dos nossos filhos, gostamos sim de olhar, e imaginar a gostosa, mas é só isso, as mulheres inteligentes entendem e compreendem isso.

Queira do seu lado a mulher inteligente: "Vamos ter bons e maus momentos e uma hora ou outra, um dos dois, ou quem sabe os dois, vão querer pular fora, mas se eu não pedir que fique comigo, tenho certeza de que vou me arrepender pelo resto da vida"...


Porque ter medo de dizer isso, porque ter medo de dizer: "amo você", "fica comigo", então não se importe com a opinião dos outros, seja feliz!

Antes ser idiota para as pessoas que infeliz para si mesmo!

Para ler, divulgar e . . . praticar !

4 de nov de 2010

HOLOSNATUR - Festival Holístico na Natureza

Este ano o tema do HOLOSNATUR é SOMOS UM SÓ POVO!
Venha participar conosco! Esperamos você lá!!!

27 e 28 de novembro de 2010
Sítio Holístico Terra Cristal - Taquara/RS
www.sitioterracristal.com.br

 Clique na imagem para ampliar.

 

3 de nov de 2010

Me poupe... agora Viagra para Mulher!

Indústria é acusada de criar doença para vender remédio

Análise publicada na última edição do “British Medical Journal” acusa a indústria farmacêutica de ter financiado pesquisas para transformar falta de desejo feminino em doença. Objetivo: vender remédios.

O texto de Ray Moynihan, professor da Universidade de Newcastle, Austrália, e jornalista de saúde, diz que a Pfizer financiou cursos em hospitais dos EUA dizendo que 63% das mulheres têm alguma disfunção sexual – e que testosterona e sildenafila (componente do Viagra, medicamento produzido pelo laboratório) seriam úteis para tratar o problema.

No Brasil, em junho, a Boehringer apresentou o medicamento Flibanserina como promessa para a falta de desejo entre as mulheres. No mesmo mês, conselheiros da FDA (agência reguladora dos EUA) contestaram a eficácia do “Viagra feminino”.

Para o psiquiatra Sérgio Campanella, do Hospital das Clínicas, congressos que apostem no sucesso definitivo dos remédios só contribuem para a desinformação.

“A libido não é resolvida a contento pelas substâncias químicas que a pessoa ingere, mas pela identificação dos fatores psíquicos que estão por trás dela.”

OUTRO LADO

A Pfizer informou que “sempre se pauta em dados médicos para falar de doenças que afetam a população” e que já fez testes com Viagra para o tratamento de disfunções sexuais femininas, mas que os estudos da eficácia foram “inconclusivos”.

Já a Boehringer disse que os medicamentos pesquisados e desenvolvidos por ela “são fundamentados em estudos clínicos precisos e de acordo com protocolos exigidos pelos órgãos reguladores nacionais e internacionais”.

FONTE: Ambiente Brasil


O que eles pensam? Que ainda caimos em qualquer "conversinha pra boi dormir"!
Me poupe, me poupeeeee... meninas estejam antenadas!
Outra hora volto a falar disso!

Bjos
Ana Andrade

Hoje, Sakineh Ashtiani poderá ser morta pelas autoridades iranianas

* Já a salvamos do apedrejamento e agora temos 12 horas para conseguir que as principais autoridades do mundo se mobilizem com urgência para *impedir esse vergonhoso assassinato*.


Envie uma mensagem agora!


http://www.avaaz.org/po/24h_to_save_sakineh/?vl

*O caso de adultério de Sakineh é um trágico embuste* cheio de violações de direitos humanos. Primeiro, ela foi condenada à morte por apedrejamento. Porém, o governo iraniano teve de anular a sentença depois que os filhos dela conseguiram gerar um enorme protesto contra aquele julgamento ridículo; Sakineh não domina a linguagem usada nos tribunais e os alegados incidentes de adultério aconteceram após a morte do marido dela.

Em seguida, o advogado dela foi forçado a se exilar e a acusação conseguiu inventar uma nova queixa falsa que justificaria a morte de Sakineh: o assassinato do marido dela. Apesar de isso configurar um caso de “non bis in idem” (dois julgamentos pelo mesmo crime), pois ela já está cumprindo pena por suposta cumplicidade nesse crime, *Sakineh foi torturada* e exibida em rede de televisão nacional para “confessar” e acabou sendo julgada culpada.
O regime já prendeu dois jornalistas alemães, o advogado e o filho de Sakineh, que tem corajosamente liderado a campanha internacional para salvar a mãe. Todos continuam na prisão. *O filho e advogado de Sakineh também têm sido torturados* e estão sem acesso a advogados.

Agora, ativistas de direitos humanos iranianos afirmam que acaba de ser emitido um mandado de Teerã para executar Sakineh imediatamente. Ela está na lista e hoje é o dia da execução.

Campanhas persistentes fizeram o Irã anular a sentença de apedrejamento de Sakineh e atraíram a atenção de dirigentes de países que exercem influência sobre o Irã, como a Turquia e o Brasil. Agora, vamos todos erguer nossas vozes com urgência para impedir que Sakineh seja executada e sofra tratamento desumano e para libertar a própria Sakineh, seu filho e advogado e os jornalistas alemães.
 
Um grande protesto público tem a autoridade moral para impedir crimes atrozes. Vamos usar as 12 horas que temos para enviar uma mensagem clara: o mundo está de olho no Irã e todos estamos unidos para salvar a vida de Sakineh e contra a injustiça em qualquer lugar do mundo.

Com esperança e determinação,

Alice, Stephanie, Pascal, Giulia, Benjamin e toda a equipe da Avaaz
 
* A Avaaz é uma rede de campanhas globais de 5,6 milhões de pessoas* que se  mobiliza para garantir que os valores e visões da sociedade civil global influenciem questões políticas internacionais. ("Avaaz" significa "voz" e "canção" em várias línguas). Membros da Avaaz vivem em todos os países do planeta e a nossa equipe está espalhada em 13 países de 4 continentes, operando em 14 línguas. Saiba mais sobre as nossas campanhas aqui<http://avaaz.org/po/july_2009_report_back>, nos siga no Facebook <http://www.facebook.com/Avaaz> ou Twitter<http://twitter.com/Avaaz>

A Terra e suas medicinas - Reiki Xamânico 2010















O Caminho do Coração é livre de dogmas, nos leva por muitas veredas onde é possível beber de muitas vertentes! (Ana Andrade)




Salve São Pepino!


PEPINO - CONHEÇA O QUÃO PRECIOSO ELE É


01. PEPINOS contem a maioria das vitaminas que você precisa diariamente. Um pepino contém Vitaminas B!, B2, B3, B5, B6, C, Ácido Fólico, Cálcio, Ferro, Magnésio, Fósforo, Potássio e Zinco.


02. Sentindo cansado à tarde, dispense a soda cafeinada e coma um Pepino. Pepinos são ótimas fontes de Vitaminas B e Carboidratos que fornecem aquela ''animação'' que dura por horas.

03. Cansado de ver o espelho de seu banheiro embaçar após seu banho? Esfregar uma rodela de pepino no espelho, isto eliminará a neblina e produzirá uma tenra fragrância como no SPA.

04. As lesmas e caramujos estão arruinando suas plantas? Coloque algumas rodelas de pepino num pequeno prato ou forma de lata (não de ferro nem de alumínio ), em sua horta ou jardim, e as pestes ficarão de longe toda a temporada.

05. Procurando por uma rápida e fácil forma de remover celulite antes de ir à piscina ou à praia? Esfregue uma rodela ou duas de pepino nas áreas afetadas por alguns minutos, os fitoquímicos no pepino forçam o colágeno de sua pele a encolher, firmando a camada de fora e reduzindo a visibilidade da celulite. Funciona otimamente para as rugas também! (puxa, essa não, é só incluir pepino na alimentação né?! rsrsrs)

06. Deseja evitar uma ressaca ou dor de cabeça? Coma algumas fatias de pepino antes de dormir e acordará sem dor e sem ressaca. Pepinos contém bastante açúcar, Vitaminas B e eletrólitos para repor os nutrientes essenciais que o corpo perde, mantendo tudo em equilíbrio, evitando ambos a ressaca e a dor de cabeça!

07. Procurando evitar aquela fome à tarde ou noitinha com alguma coisa? Pepinos têm sido usados por centenas de anos e usados por caçadores Europeus, exploradores e comerciantes como uma rápida refeição para evitar a fome.

08. Tem uma importante entrevista de emprego e você não tem tempo para engraxar os sapatos? Simplesmente esfregue uma fatia fresca de pepino sobre o sapato, os elementos químicos proverão um rápido e durável brilho que fica ótimo e repele a água.

09. Não tem em casa nenhum produto para consertar aquele barulhinho da porta rangendo? Tome uma fatia de pepino e esfregue no lugar problemático, e pronto, o rangido se foi!

10. Cansado, estressado e sem tempo para uma massagem, facial ou visita ao SPA? Corte um pepino inteiro e coloque em uma panela de água fervendo, os químicos e nutrientes do pepino reagem com a água fervendo e se soltam no vapor, criando um relaxante cheirinho que tem reduzido o stress em novas mamães e estudantes durante exames finais.

11. Acabou de almoçar e ver que não tem goma de mascar ou balas de hortelã? Tome uma fatia de pepino e esprema no céu da boca com a língua por 30 segundos para eliminar o mau hálito, os fitoquímicos matarão as bactérias responsáveis por causar mau hálito.

12. Procurando por uma maneira ''verde'' para limpar suas torneiras, pias ou aço inoxidável? Esfregue uma fatia de pepino na superfície que deseja limpar, isto não só remove anos de zinabre e traz de volta o brilho, mas também não deixa marcas e não mancham nem prejudicam suas unhas e mãos enquanto limpa.

13. Usando a caneta e comete um erro? Tome a casca do pepino ( o lado de fora ) e devagar use-a para desmanchar o erro, também funciona muito bem nas marcas de crayons que as crianças deixam nas paredes.

============ ========= =

SUCO DE PEPINO

O pepino é um ótimo tônico para o fígado, rins, visícula e dá força aos cabelos e unhas, pelo seu alto teor de sílica e flúor. Seu suco é utilizado nas inflamações do tubo digestivo e da bexiga.

O pepino tem também ação purificante e serve para eliminar a gordura da pele.
Ele deve ser consumido sempre com casca (bem lavado), pois é nela que se encontram substâncias que o tornam de fácil digestão.
Além disso, o pepino é um diurético natural e de grande ajuda na dissolução de cálculos renais. É rico em potássio, o "mineral da juventude", que proporciona flexibilidade aos músculos e dá elasticidade às células que compõem a pele. Isso resulta em rejuvenescimento da epiderme e do rosto.

Vai um suquinho de pepino aí? Garanto que vale a pena provar e conferir os excelentes resultados...

Dora Saunier


Éééé, realmente o Pepino tem mil e uma utilidades, hehehe... e tem gente utilizando só na salada... Salve o Pepino!
Tá pensando bobagem né? Que coisa! Rsrsrsrs
Se algum artigo neste blog estiver como "autoria desconhecida" e você souber informar, agradecemos e faremos a devida correção. Solicitamos também que, ao ser extraída qualquer informação desta página, seja adicionada à devida autoria ou endereço:
http://clafilhasdalua.blogspot.com/