27 de ago de 2009

As Mães Feiticeiras


Do grande continente africano trazemos não só a origem, mas também toda uma crença ancestral que exalta a figura feminina como a grande provedora que principiou a vida do Homem. Um desses mitos conta que no início de tudo, ligadas às origens da Terra, havia as Mães Feiticeiras. Donas do destino da humanidade, elas eram o ventre do mundo. Conhecedoras dos segredos da vida, continham em si a capacidade de manipular os opostos e, assim, manter o equilíbrio do universo. Traziam consigo a força criadora e criativa do planeta. Raízes de um misticismo que abrigava em sua sabedoria a dualidade do cosmos, detinham o poder sobre a vida e a morte, o bem e o mal, o amor e a cólera, o princípio e o fim.

Extraído do texto sobre as Candaces:
“Falar de Candace... É preciso olhar pra trás para ir pra frente. Porque atrás de nós tem um espelho e é nele que está nossa cara verdadeira. Nosso espelho é um espelho de Rainhas. Rainhas-Mães, Rainhas Guerreiras. Candaces. Somos herdeiros dessas Rainhas, temos a fala de nossos ancestrais”. (Trecho da peça Candaces – A Reconstrução do Fogo)


17 de ago de 2009

TERAPIA DO ELOGIO

Por Arthur Nogueira (Psicólogo)

Renomados terapeutas que trabalham com famílias, divulgaram uma recente pesquisa onde nota-se que os membros das famílias brasileiras estão cada vez mais frios: não existe mais carinho, não valorizam mais as qualidades, só se ouvem críticas. As pessoas estão cada vez mais intolerantes e se desgastam valorizando os defeitos dos outros. Por isso, os relacionamentos de hoje não duram.
A ausência de elogio está cada vez mais presente nas famílias de média e alta renda. Não vemos mais homens elogiando suas mulheres ou vice-versa, não vemos chefes elogiando o trabalho de seus subordinados, não vemos mais pais e filhos se elogiando; amigos, etc.
Só vemos pessoas fúteis valorizando artistas, cantores, pessoas que usam a imagem para ganhar dinheiro e que, por conseqüência são pessoas que tem a obrigação de cuidar do corpo, do rosto.
Essa ausência de elogio tem afetado muito as famílias.
A falta de diálogo em seus lares, o excesso de orgulho impede que as pessoas digam o que sentem e levam essa carência para dentro dos consultórios. Acabam com seus casamentos, acabam procurando em outras pessoas o que não conseguem dentro de casa.
Vamos começar a valorizar nossas famílias, amigos, alunos, subordinados. Vamos elogiar o bom profissional, a boa atitude, a ética, a beleza de nossos parceiros ou nossas parceiras, o comportamento de nossos filhos.
Vamos observar o que as pessoas gostam. O bom profissional gosta de ser reconhecido, o bom filho gosta de ser reconhecido, o bom pai ou a boa mãe gostam de ser reconhecidos, o bom amigo quer se sentir querido, a boa dona de casa valorizada, a mulher que se cuida, o homem que se cuida, enfim vivemos numa sociedade em que um precisa do outro; é impossível um homem viver sozinho, e os elogios são a motivação na vida de qualquer pessoa.
Quantas pessoas você poderá fazer feliz hoje elogiando de alguma forma?
Comece agora!
Você é uma pessoa maravilhosa!

12 de ago de 2009

Mulheres que cuidam de mulheres

São crescentes os movimentos de cuidado de mulheres em relação a outras mulheres. Em associações, em organizações governamentais e não governamentais, em grupos terapêuticos, em propostas holísticas, em movimentos políticos, notamos cada vez mais a união de mulheres em prol das mulheres. Não se trata de algo novo em essência, mas talvez tenha ganhado um pouco mais de visibilidade. Quem nunca ouviu histórias de avós que se uniam com suas comadres na criação dos filhos, para bordar, trocar receitas e, mais que isso, para compartilhar toda uma vida, formando uma verdadeira rede muitas vezes silenciosa ou silenciada por uma sociedade que sufocava e anulava a sua expressão? Os risos, as lágrimas, os sonhos por muito tempo ficaram reservados à beira do fogão à lenha ou às margens do rio onde se lavavam a roupa e a alma. Hoje talvez se perceba com mais clareza a importância desses espaços de troca, de abertura, de compartilhar, e as mulheres tenham buscado mais conscientemente por algo assim.

Vemos mulheres que tomam a iniciativa de proporcionar algo a mais, mulheres que criam oportunidades e convidam outras a dividirem com elas esse pão de vida. Sem um espaço onde possamos ser aceitas - em nosso silêncio ou em nosso falar - nos sentimos sufocadas, aflitas, tristes e sem viço. Parece que algumas mulheres percebem isso no mais fundo da sensibilidade de sua alma e não sossegam enquanto não encontram um meio de expressão para ela e para as outras.
Ali, no caos que se instala nesse sufocamento, nessa sensação de vazio ou até de transbordamento, muitas mulheres encontram as chaves, os instrumentos, os ingredientes para verdadeiras transformações alquímicas, para recomeços, para novos caminhos.


Respirar fundo, voltar, ajudar... - No caos de situações que poderiam dilacerar, algumas mulheres descobrem força há muito guardada. E essa força chega para fazê-las respirar fundo o suficiente para encher seu corpo de energia e poderem, então, seguir. Mulheres que retornam das cinzas, por vezes meio chamuscadas, mas que percebem em suas marcas sinais de que caminhos outros elas podem seguir, de que cuidados precisam tomar e para além de si percebem algo mais: existem outras tantas que também sofrem com as batalhas de todos os dias, existem outras tantas que nem força têm encontrado para lutar.


Desperta, assim, mais que a energia para seguir sua trilha solitária, mas também a noção de que é preciso se unir a outras mulheres, de que é preciso que cuidemos umas das outras.Quanto dessa energia já habita dentro de mim, de você e andamos buscando aí fora? Quantas dessas mulheres estão aqui nas colunas do Absoluta? Quantas dessas mulheres estão lendo agora esse texto? E quantas dessas mulheres não escrevem, não lêem, mas têm a suprema sabedoria em seus corações e encontram-se por aí nos mais distantes vales? Muitas vezes, é só no sacolejo do caos que silenciamos um pouco a mente, que nos vemos sem respostas prontas e o novo pode emergir. É no novo que tanto assusta que podemos encontrar as mudanças que almejamos, mas que fazendo sempre as mesmas coisas não conseguimos alcançar.

Que saibamos deixar espaço para que essa força escondida dentro de nós resplandeça. Que permitamos que a mulher oculta dentro de nós possa vir à luz e cuidar de nossas feridas, uma mulher cuidando da outra como primeiro passo dessa ciranda.

Por Juliana Gomes Garcia - Psicóloga, Pós-graduanda em Psicodrama, Artesã, Facilitadora em trabalhos grupais com mulheres, Sócia-fundadora do Espaço Revitalizar - Psicologia, Educação e Artes.

Fonte:
Absoluta on-line
Ontem tivemos mais um lindo encontro no CICC PAZ... MULHERES em Círculo expressando o Feminino... a mãe, a filha, a futura mamãe, a neta, a irmã, a futura vovó, aquela que escuta, aquela que desabafa, aquela que acolhe, aquela que relembra, aquela que precisa falar, aquela que precisa chorar... sentimentos, emoções, partilhas, lágrimas, risos, silêncio, canções...
"Vista ou não a Deusa é sábia, vista ou não a Mãe é guia"...
E é embalada ainda nessa canção, que agradeço a presença de cada uma em meu caminho.
Lembrem-se: "estou no círculo porque preciso, tanto quanto vocês". Sou grata a Grande Mãe por me permitir compartilhar momentos tão preciosos ao lado de minhas irmãs, mães e filhas.
Que a avó Lua nos banhe em sua luz!
Beijo a todas,
Ana Paula Andrade

6 de ago de 2009

Vipassana e Consciência do Espaço

Queridos(as)
Assisti ao documentário VIPASSANA - TEMPO DE ESPERA, é maravilhoso.
Mostra a aplicação de Vipassana nos Presídios da Índia, através da iniciativa de uma mulher, que assumiu a direção de uma Penitenciária e observou que, os detentos cumpriam suas penas e acabavam voltando para o presídio tempo depois. Ela observara que o sistema penitenciário era falho, não recuperava o indivíduo e o devolvia a sociedade pior do que o recebia. Entre muitas ações para modificar o sistema e dar melhores tratamentos aos detentos um de seus agentes penitenciários lhe trouxe a solução... disse-lhe: "O que a senhora deseja é VIPASSANA".
VIPASSANA lhe tira das prisões do mundo!
Ela conseguiu criar uma escola de VIPASSANA dentro da penitenciária, modificar o comportamento dos seus agentes penitenciários e fazer com que os detentos compreendessem que aquele local é só um Tempo de Espera e que a prisão está na própria mente, tendo eles mesmo de se libertarem.
Maiores informações sobre VIPASSANA:

3 de ago de 2009

Muitos vírus anteriores ao da Gripe A já proibiram-nos de buscar o espaço público para encontros de troca e do inesperado. Nossa história foi rica em ameaças sobre o perigo de estar com o Outro, com o diferente,
com o que é diverso e necessita de minha aproximação
para tentar compreender.
Aprendemos, assim, a temer o lugar aonde poderia ser vivido o NOVO em mim e COMUM a nós todos! Este é o verdadeiro vírus que precisamos evitar. O antídoto para a atual paranóia social que nos torna impotentes, solitários e doentes, talvez seja ousar ir a uma farmácia chamada COMUNIDADE e fazer a seguinte receita homeopática:
EU + TU = NÓS.
Aí surgirá um desejo de tecer novas redes sociais, vínculos de força para a sobrevivência conjunta!
(Extraído do material de divulgação do CURSO DE FORMAÇÃO
PSICODRAMA EM REDES SOCIAIS de Sissi Malta Neves)

Energias para o novo ano Maia

Onda do Dragão
Este Ano Maia estará sendo direcionado para o movimento, pois a onda do ano é a do Dragão Vermelho, 1a Onda Encantada que abre o Castela Vermelho Leste do Girar. Ligada às energias do colocar em movimento, do nascimento de idéias e realizações, da Origem do todo, do sustento e o suprimento da vida.
PROPÓSITO: Dragão Magnético Vermelho
O Portal Magnético atrai a energia, unifica e estabelece o propósito. Oferece a possibilidade de identificar objetivos que se pretenda alcançar e de estabelecer metas. Enfoca a capacidade para definir prioridades e fixar-se nelas. Dá início à Onda Encantada do Serviço Planetário.
A energia deste período está sendo direcionada para o nascimento, de idéias e realizações, sentirá uma proximidade cósmica em relação ao aspecto feminino de Deus. Viva pelo instinto no nível físico. Poderá estar lidando com uma profusão de sentimentos. Receba e expresse os poderes do Nascimento e da Confiança. Focalize a auto-nutrição e a nutrição do Universo. Abra seu ser para receber o sustendo e o suprimento da vida.
Você deve formular e responder a esta pergunta para que o Poder de Unificar e a Ação de Atrair desta lua trabalhem a seu favor: Qual é o meu propósito? (de 26/07/2009 à 22/08/2009)
DESAFIO: Vento Lunar Branco
A Câmara lunar estabelece o desafio. Aparição da polaridade, opostos ou extremos. Supõe a busca da estabilidade entre os pólos, a determinação dos possíveis obstáculos na consecução do propósito. O Desafio deste ano será a comunicação, não só na comunicação verbal, mas em todos os níveis através do espírito, da energia cósmica, da inspiração. Comunicação consigo mesmo e com os demais. Focalize a presença do Espírito agindo segundo sua inspiração natural. Com consciência você pode acessar a liberdade e o poder para expressar suas capacidades plenas.
Você deve formular e responder a esta pergunta para que o Poder de Polarizar e a Ação de Estabilizar desta lua trabalhem a seu favor: Qual é o meu desafio? (de 23/08/2009 à 19/09/2009)
SERVIÇO: Noite Elétrica Azul
A Câmara elétrica identifica o serviço. É a união dos extremos. Regularidade do movimento variável, através da vinculação e da polaridade. O serviço assemelha-se à compreensão ou regularização de uma corrente de energia dando-lhe ritmo. O Serviço deve basear-se para a introspecção, o desconhecido, desperte sua intuição. As formas da criação assumem um aspecto e transformam-se no templo profundo, pensativo, introspectivo. Receba informações e transmita-as. Organize seu armário, seus papéis, sua vida. Focalize a entrada no santuário do seu Eu - a escuridão interior - o lugar do mistério dentro de você. Una-se com sua quietude e intuição.
Você deve formular e responder a esta pergunta para que o Poder de Ativar e a Ação de Vincular desta lua trabalhem a seu favor: Como posso melhor servir? (de 20/09/2009 à 17/10/2009)
FORMA: Semente Auto-existente Amarela
A Câmara auto-existente define a forma, delimita, mede. Existência é sinônimo de energia contida, ordenamento, espaço definido, consciência dos limites, situar-se. Condição necessária para a manifestação.No tom auto-existente está a Potência criadora do crescimento espiritual. Relacione-se com o mundo através dos cinco sentidos físicos. Receba e expresse os poderes da Percepção e do Florescimento. Focalize o poder de suas intenções. Focalize seus desejos. Purifique. Plante as sementes essenciais. Expanda e receba o crescimento natural desses desejos.
Você deve formular e responder a esta pergunta para que o Poder de Definir e a Ação de Medir desta lua trabalhem a seu favor: Qual é a melhor forma de ação? (de 18/10/2009 à 14/11/2009)
RADIAÇÃO: Serpente Harmônica Vermelha
A Torre harmônica potencializa, comanda, irradia, lidera. É o centro gerador de movimentos cíclicos, irradiador de energias concentradas. Capacidade de reunir recursos e comandar com êxito o propósito.O Comando deve ser direcionado para a felicidade, prosperidade. Período favorável aos comerciantes, não se deixa escravizar; mantenha o bom humor. Poder vital do crescimento corpóreo. Força vital. Gera a força; sistema nervoso, analítico e certeiro; integração e sucesso das funções físicas. Inicie ou gere idéias e criações. Forte consciência de sua individualidade. Recorde e recebe conhecimento. Receba e expresse os poderes da Força Vital e do Instinto. Focalize a sabedoria intrínseca do seu corpo. Honre a perfeição de seu templo físico. Expresse plenamente sua paixão, vitalidade e sensualidade.
Você deve formular e responder a esta pergunta para que o Poder de Potencializar e a Ação de Comandar desta lua trabalhem a seu favor: qual é a melhor forma de potencializar-me? (de 15/11/2009 à 12/12/2009)
IGUALDADE: Enlaçador de Mundos Rítmico Branco
A Câmara Rítmica organiza a igualdade, equilibra, ingressa em um ritmo regular. A igualdade está relacionada com o tom lunar, raio da polaridade, e o equilíbrio com o ritmo do tom elétrico, que implica no equilíbrio orgânico, na organização eqüitativa.O equilíbrio e a organização requerem que você passe pela porta dimensional na qual se unem dois aspectos da existência: vida e morte. A morte mística do iniciado esotérico como desapego do mundo e de sua própria forma corpórea. Viva no reino da razão e da atividade mental. Receba e expresse o poder da Morte e da Rendição ou Entrega. Permita a ocorrência das mortes necessárias para criar renovação e oportunidades. Deixe ir. Perdoe. Renuncie à necessidade do ego de controlar e relaxe na Graça do Plano Maior.
Você deve formular e responder a esta pergunta para que o Poder Organizar e a Ação de Equilibrar desta lua trabalhem a seu favor: Como posso organizar-me rumo à igualdade? (de 13/12/2009 à 09/01/2010)
HARMONIZAÇÃO: Mão Ressonante Azul
A Câmara Ressonante canaliza a harmonia, inspira,sintoniza o serviço. Coesão com o todo, afinação com o espírito, inspirando e canalizando sua essência para oferecê-la no serviço.A canalização do tom ressonante está sendo direcionada para a bem-aventurança, nobreza, porém um certo temor, nervosismo, preocupação, sensibilidade, atenção e tensão constante poderá estar fazendo parte de seu dia, aja, realize, concretize, torne-se responsável. Estará propenso para atividades artísticas. Faça modificações suaves. Seja franco, Invoque conscientemente o que deseja que aconteça. Leve a bom termo as áreas de sua vida que lhe permitam mover-se para o nível seguinte, mais elevado de ser. Entre pelo portal da cura.
Você deve formular e responder a esta pergunta para que o Poder de Canalizar e a Ação de Inspirar desta lua trabalhem a seu favor: como posso harmonizar meu serviço em relação aos outros? (de 10/01/2010 à 06/02/2010)
INTEGRIDADE: Estrela Galáctica Amarela
A Câmara Galáctica harmoniza a integridade, modela. Integração individual e expansão consciente em harmonia com o todo. Modelar-se adequando seu ritmo ao pulsar do universo.Ter integridade, que é o que vem indicado pelo tom 8, no qual está sendo direcionada para beleza, a elegância, a harmonia; o artístico. Aprendizado do amor. Transforme o auto-amor em profundo amor pela humanidade e pelo planeta Terra. Seja prático. Focalize a co-criação e a oferta da harmonia. Deixe ir o auto-julgamento e veja sua vida como uma obra de arte. Aquilo que você vê manifesta-se. Reconheça a beleza e a arte.
Você deve formular e responder a esta pergunta para que o Poder de Harmonizar e a Ação de Modelar desta lua trabalhem a seu favor: Eu vivo aquilo em que acredito? (de 07/02/2010 à 06/03/2010)
INTENÇÃO: Lua Solar Vermelha
A Torre Solar pulsa a intenção, realiza. É o fundamento do propósito que pulsa a concentração de energia a partir do centro,em ações para que a meta seja alcançada.A realização no tom 9 está sendo direcionada para a purificação, que lhe trará uma proximidade cósmica em relação ao aspecto feminino de Deus. Direcione este dia para fazer a limpeza, a purificação de seu ser. Estará lidando com uma profusão de sentimentos. Focalize a auto-nutrição e a nutrição do Universo. Abra seu ser para receber o sustendo e o suprimento da vida.
Você deve formular e responder a esta pergunta para que o Poder de Pulsar e a Ação de Realizar desta lua trabalhem a seu favor: Como atingir meu propósito? (de 07/03/2010 à 03/04/2010)
MANIFESTAÇÃO: Cachorro Planetário Branco
A Câmara Planetária produz a manifestação, aperfeiçoa a obtenção do resultado,a concretização e o aperfeiçoamento do propósito. Ações plenas de excelência.O aperfeiçoamento a nível planetário está sendo direcionado para às energias do amor e do coração, Lealdade, nobreza, fidelidade, amor incondicional, defesa, proteção, bravura, valentia. Trabalhe bem em equipe e será um bom líder. Aprimore as informações do espírito e torne-as acessíveis a outras pessoas. Focalize a transcendência de padrões emocionais limitadores e a ativação de sua força espiritual nos relacionamentos. Sintonize-se com o Coração Único. Seja leal a sua essência e a seu caminho.
Você deve formular e responder a esta pergunta para que o Poder de Aperfeiçoar e a Ação de Produzir desta lua trabalhem a seu favor: Como aperfeiçoar o que faço? (de 04/04/2010 à 01/05/2010)
LIBERAÇÃO: Macaco Espectral Azul
A Câmara Espectral dissolve o propósito, divulga, libera. Supõe a desintegração, a dissolução posterior ao cumprimento do propósito. Ruptura, dissonância, mudança de objetivos.A liberação vem no tom 11 está sendo direcionada para o Artesanato, habilidade, truques, magia, brincadeira, movimento, diversão, canto, dança, música, teatro, ofícios mecânicos, jogos. Abundância geral de energia. Brinque com a magia. Focalize a celebração de sua criança interior divina por meio da espontaneidade, inocência e brincadeira, ria de si mesmo e dissolva toda seriedade. Anime-se! Aplique o humor e torne-se invencível!
Você deve formular e responder a esta pergunta para que o Poder de Dissolver e a Ação de Liberar desta lua trabalhem a seu favor: Como liberar e deixar ir? (de 02/05/2010 à 29/05/2010)
COOPERAÇÃO: Humano Cristal Amarela
A Câmara Cristal é a dedicação para cooperar,universalizar. Co-participação em estruturas diversas, ação de colaboração, dedicação, solidariedade, consciência de universalidade e respeito pela diversidade.A dedicação vem no tom 12, que está sendo direcionada para a Percepção da presença de Deus dentro de si, que lhe trará uma ligação muito estreita com Deus. Opere a partir do mundo psíquico. Constituía a consciência global. Receba e expresse os poderes do livre-arbítrio e da Influência. Decida ser abastecido com sabedoria superior, expansiva. Desperte as habilidades de sua forma humana guiando seu livre-arbítrio com auto-amor. Usufrua sua humanidade, ofereça sabedoria.
Você deve formular e responder a esta pergunta para que o Poder de Dedicar e a Ação de Universalizar desta lua trabalhem a seu favor: Como dedicar-me a tudo que tem vida? (de 30/05/2010 à 26/06/2010)
EXISTÊNCIA: Caminhante do Céu Cósmico Vermelho
O Portal Cósmico eterniza a presença, transcende, aprofunda. Permanência no eterno, no transcendente e sagrado, no movimento incessante do universo. Salto quântico para encerrar e transcender o propósito. Então você transcenderá, assim, com a inteligência divina no tom 13 para a purificação por paz e harmonia. Assuma seus desafios, mas poderá ser desafiado a domar sua natureza obstinada. Conexão universal. Estará sentindo uma aspiração pela unificação do céu com a Terra, crescimento da mente superior. Compartilhe mensagens sagradas para unir o Céu e a Terra. Enfrente desafios e cresça. Participe ativamente da criação do novo futuro.
Você deve formular e responder a esta pergunta para que o Poder de Perseverar e a Ação de Transcender desta lua trabalhem a seu favor: Como posso aumentar minha alegria e meu amor? (de 27/06/2010 à 24/07/2010)
Se algum artigo neste blog estiver como "autoria desconhecida" e você souber informar, agradecemos e faremos a devida correção. Solicitamos também que, ao ser extraída qualquer informação desta página, seja adicionada à devida autoria ou endereço:
http://clafilhasdalua.blogspot.com/